eTudo Habitação Simulador Construcard – Como Simular Passo a Passo

Simulador Construcard – Como Simular Passo a Passo

Simulador Construcard – Como Simular Passo a Passo

A Caixa Econômica Federal sempre conta com diversas opções de linhas de crédito para te ajudar a realizar os seus sonhos e alcançar seus objetivos. A instituição já é conhecida por ser uma grande parceira do governo federal no que diz respeito ao programa Minha Casa Minha Vida, agora transformado no Casa Verde e Amarela.

Publicidade

Mas a Caixa também possui suas próprias iniciativas para ajudar a população brasileira, principalmente quando o assunto é a casa própria ou uma qualidade de vida melhor. Uma das iniciativas que o banco oferece aos seus clientes é o Cartão Construcard, que ajuda famílias brasileiras a comprarem o material de construção para construírem ou reformarem suas residências.

A seguir, você vai entender mais sobre como funciona essa linha de crédito da instituição e como usar o Simulador Construcard. Veja!

O que é Construcard?

O Construcard é uma linha de crédito da Caixa destinada a compra de material de construção em estabelecimentos que são parceiros e credenciados do banco. Quando você contrata esse financiamento, tem acesso ao dinheiro por meio de um cartão e tem até 6 meses para comprar tudo o que deseja.

O Cartão Construcard pode ser usado somente nas lojas credenciadas pela Caixa, e você só pode gastar o valor que foi liberado pela Caixa para você. Além de comprar os materiais de construção mais comuns, com o cartão você pode adquirir aquecedores solares, equipamentos de energia fotovoltaica, piscinas, elevadores, caixas d’água, armários não removíveis, piscinas e muito mais.

A Caixa possui centenas de lojas conveniadas a essa linha de crédito, assim você pode pesquisar os preços e fazer as compras onde for mais barato ou onde você já confia. Portanto, o Construcard é um financiamento para a compra de materiais de construção, que você pode usar para construir ou reformar um imóvel.

Como funciona o Construcard?

O Construcard é como um financiamento imobiliário, só que a diferença é que ele permite somente a compra de materiais de construção. Ou seja, para de fato fazer a obra ou reforma e arcar com a mão de obra, você precisa ter dinheiro. O Construcard pode ser contratado quando você tem dinheiro para tudo isso, mas falta para a compra dos materiais de construção, por exemplo.

Nessa linha de crédito, o financiamento conta com duas fases: a utilização e a amortização. A fase de utilização é dedicada à compra do seu material de construção, e você tem de 2 a 6 meses para fazer isso. Durante esses meses, você arca somente com os juros dos valores que usar nas compras.

Após os 6 meses, inicia-se a segunda fase, que é de amortização do saldo devedor. Essa fase pode durar até 240 meses, pois é quando você paga mensalmente as prestações até quitar totalmente o financiamento. O sistema de amortização usado nesse financiamento é a Tabela Price e para conseguir o dinheiro, você ainda precisa oferecer alguma garantia para o banco.

As opções de garantia são: alienação fiduciária de bem móvel ou imóvel, aval ou caução de depósito/aplicação financeira.

Simulador Construcard

A Caixa disponibiliza um simulador para que os clientes possuam simular o financiamento do Construcard e se planejarem para fazer a contratação. O simulador é uma ferramenta online e gratuita, onde você pode informar os dados do financiamento para simular o valor total dele e das parcelas, assim como os juros. Dessa forma, você fica sabendo antes quanto terá que desembolsar mensalmente e consegue se planejar melhor para arcar com o financiamento sem prejudicar a sua renda.

Publicidade

Qualquer pessoa pode usar o simulador, basta acessar a página do Construcard no site da Caixa e clicar na opção “Simule Aqui”. Na parte que pede para você selecionar o tipo de financiamento, você pode escolher entre “Reforma e/ou Ampliação” ou “Construção”, de acordo com o que deseja.

Depois disso, basta preencher os campos em branco com as informações que são solicitadas e pronto. No final, você verá o valor do financiamento, os juros e a quantidade de parcelas.

Documentos para contratar o Construcard

No momento, a Caixa informa que estão suspensas as novas contratações do Construcard por tempo indeterminado. Mas você pode aproveitar esse período para juntar dinheiro e para se programar. Uma parte fundamental disso é estar ciente de todos os documentos que você deve reunir para poder contratar o Construcard, uma vez que for possível novamente.

Os documentos para contratar o Construcard são os seguintes: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda atualizado, documentos da garantia se for o caso e comprovante de propriedade do imóvel (certidão da matrícula do imóvel, carnê de IPTU com vencimento do ano corrente, entre outros).

Para poder contratar você deve ter pelo menos 18 anos, ter uma conta corrente na Caixa e ser aprovado nas avalições de crédito e de risco da instituição.

Passo a passo para contratar o Construcard

Mesmo que a Caixa não esteja aceitando contratações do Construcard nesse momento, é bom que você já saiba como funciona para contratar, para poder dar início a solicitação quando a linha de crédito voltar à ativa.

O primeiro passo é fazer a simulação no site para descobrir se você tem condições de arcar com o financiamento. Depois disso, você deve reunir toda a documentação necessária e ir até uma agência da Caixa para dar entrada na sua solicitação. Os seus documentos serão usados como base para fazer a pesquisa cadastral e a análise de risco de crédito. Se o financiamento for aprovado, você será chamado para assinar o contrato e receber o seu cartão Construcard já com o limite estabelecido para você fazer suas compras.

Com o cartão em mãos, você pode desbloqueá-lo e começar a usar, logo no dia seguinte que assinar o contrato. Agora é só ir até as lojas credenciadas para usar o cartão e comprar tudo o que você precisa, lembrando que você tem até 6 meses para usar o cartão e começar a pagar as mensalidades do financiamento. As lojas credenciadas podem ser consultadas no site da Caixa.

Publicidade

Comentários através do Facebook