eTudo Habitação Comprar ou construir casa? O que é mais vantajoso?

Comprar ou construir casa? O que é mais vantajoso?

Comprar ou construir casa? O que é mais vantajoso?

Muitas pessoas possuem dúvidas se devem comprar ou construir casa. Isso porque sempre na discussão entram as vantagens e desvantagens de se fazer qualquer uma das escolhas.

Publicidade

Fato é que não existe um tipo de escolha perfeita, mas aquela que vai mais se encaixar no seu planejamento e o que geralmente deve ser levado em consideração.

A seguir você vai ver sobre cada um dos pontos que você deve avaliar sobre se deve comprar ou construir casa.

Vantagens de construir uma casa

As vantagens de construir uma casa são geralmente chamativas para quem está na dúvida se vai ou não comprar algo pronto ou construir o que você pode controlar.

Conhecer as vantagens desse tipo de escolha é saber também quais são as condições e principalmente como você pode garantir cada um dos passos a serem dados.

Dentre todas os benefícios, você vai ver dois que são os mais indicados por quem opta por essa modalidade de moradia.

Divisão adequada

Ter a divisão adequada de uma casa é o que chama mais a atenção de quem tem dúvidas se devem comprar ou construir casa.

Ter o tamanho ideal da sala, dos quartos, é algo que costuma chamar a atenção das pessoas que geralmente tomam essa decisão de construir.

É o controle do espaço, montando o tipo de espaço com o qual você sonhou por muito tempo, e por isso é algo tão interessante e que traz benefícios.

Material de confiança

Outro ponto importante é o fato de você comprar todos os materiais para a construção, observando e cuidado da qualidade do mesmo em todo o processo.

Isso dá uma segurança maior para quem quer ter a certeza de que a construção vai ser segura e não vai ser preciso nenhum tipo de reparo em pouco tempo.

Na compra de uma casa você não sabe quais foram os elementos ou materiais utilizados, o que dá mais insegurança no processo de aquisição.

Desvantagens

Se existe a dúvida de comprar ou construir casa é porque também existem algumas desvantagens nas duas partes.

Na parte de construção, é preciso considerar alguns pontos que podem ser elencados e que também precisam ser ponderados.

Pesando as vantagens e desvantagens você tem uma noção exata do que está sendo feito e quais são os resultados que estão sendo alcançados.

Tempo

O tempo de construção pode ser muito longo se você não tem capacidade financeira para ter uma grande equipe para lidar com o processo.

Sendo assim, se a casa for grande demais pode ser que leve um certo tempo até que tudo esteja finalizado, e para quem tem pressa, é preciso começar bem cedo.

Somente assim é possível encontrar as condições de como vencer a parte de tempo e ter a sua casa pronta em um período relativamente curto.

Custo com mão de obra

Como dito, se você quer algo rápido e bem feito é preciso ter uma grande equipe, e a mão de obra para a construção de casa geralmente é muito cara.

O valor não é um absurdo, até porque estamos falando de um processo de construção, algo complexo, que leva em conta processos bem diferenciados.

Quanto maior a equipe, maior o custo, e quanto mais enxuto o custo, maior o tempo que levará para ter acesso ao imóvel.

Vantagens de comprar casa

Por outro lado, comprar casa também é uma das possibilidades, o que por sua vez tem suas vantagens e suas desvantagens.

As vantagens de comprar uma casa é algo que pode ser feito de acordo com um planejamento que vai ser de fato possível, considerando possibilidades.

Veja quais são as vantagens de comprar um imóvel pronto.

Local pronto

Um dos benefícios apontados por quem ficou na dúvida de comprar ou construir casa e resolveu investir na compra, é o fato de encontrar o local pronto.

Ainda que precise de algum reparo, o custo e o tempo até que você consiga adquirir e morar é muito pequeno com relação à construção.

Ganhar tempo é algo que pode chamar a atenção de algumas pessoas, de acordo com a sua necessidade no momento, e em termos de casa, é algo a ser ponderado.

Custo menor

Outro ponto importante é que o custo é relativamente menor, já que você não tem um gasto com mão de obra, o que geralmente encarece todo o processo de construção.

Além disso, o valor gasto na compra é um valor que deprecia pouco, em comparação com o investido na construção, que dificilmente é um valor que se aproxima com o de venda.

São alguns dos pontos que mais são elencados por quem decidiu investir na compra de uma casa, algo que vai ser um diferencial.

Desvantagens

Parece que comprar é o melhor dos mundos, correto? Errado!

Comprar uma casa também traz alguns limites que deve ser levado em consideração, e o que reativa o dilema de comprar ou construir casa.

Confira as desvantagens.

Não encontrar na divisão que quer

Para quem quer uma casa com a divisão ideal, uma sala ampla, e cozinha compacta, por exemplo, pode ser difícil encontrar exatamente do jeito que quer.

Essa é uma escolha que depende de uma grande pesquisa e um bom tempo dedicado nesse tipo de investida.

Existe também o risco de não conseguir encontrar e ter de escolher algum para não perder uma oportunidade de custo x benefício.

Saber como foi feito o projeto

Sem saber como o projeto foi feito ou mesmo como a estrutura interna foi acabada, comprar uma casa é sempre um tiro no escuro.

Isso pode trazer um pouco de insegurança, seja com relação à integridade ou mesmo com os custos de reparo que você precisa ter no momento.

Se você não sabe se deve comprar ou construir casa, é preciso levar em conta os pontos positivos e negativos de cada um dos caminhos.

Aquele que trouxer mais benefícios que malefícios, será o caminho viável, e assim você pode ir em direção ao tipo de moradia que sempre quis.

Publicidade

Comentários através do Facebook