eTudo Habitação Casa Verde e Amarela: Conheça o novo substituto do Minha Casa Minha...

Casa Verde e Amarela: Conheça o novo substituto do Minha Casa Minha Vida

Casa Verde e Amarela: Conheça o novo substituto do Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida é conhecido por todos os brasileiros e até mesmo a nível internacional, ganhando muito destaque por anos por ser um programa que contribuiu com a diminuição do déficit habitacional e ajudou milhares de cidadãos brasileiros a realizarem o sonho da casa própria. Ele está atuando no Brasil há mais de 10 anos, no entanto, não é o mesmo desde que foi iniciado, surgindo muitas fraudes ao longo do caminho, assim como muitos dos empreendimentos ficando irregulares ou inabitáveis novamente.

Publicidade

O atual governo brasileiro então anunciou que deseja reformular o Minha Casa Minha Vida, dando espaço para o surgimento de um novo programa, o Casa Verde e Amarela que será o substituto do Minha Casa Minha Vida. Por meio desse novo programa, o governo quer atuar na regularização dos imóveis de famílias de baixa renda, assim como diminuir os juros dos financiamentos de imóveis e oferecer uma opção mais acessível aos brasileiros que ainda não possuam a casa própria.

Quer entender melhor como será o Casa Verde e Amarela? Confira todos os detalhes a seguir!

O que é o Casa Verde e Amarela

O Casa Verde e Amarela é um novo programa do governo federal brasileiro que substituirá o atual Minha Casa Minha Vida, portanto, será um programa voltado a facilitar as condições de aquisição da casa própria para os brasileiros. Notou-se que muitos dos empreendimentos construídos no programa atual estão localizados muito longe dos núcleos urbanos e quase sem infraestrutura. Além disso, muitas unidades que foram entregues ao longo de todos os anos atualmente também se encontram em situações deploráveis.

Com a nova reformulação e o novo programa, o governo deseja retomar tais unidades e empreendimentos, tornando-os acessíveis a novas famílias e com uma infraestrutura ainda melhor. Outro ponto importante e que o programa poderá contribuir são os imóveis sem escritura pública: eles serão usados no programa para novas famílias e assim poderão ser regularizados.

É um programa com muitas promessas e que, se tudo sair como o esperado, poderá contribuir para o Brasil ir mais para frente e para que muitos cidadãos possam sair do aluguel e passar a ter uma casa própria com conforto e mais segurança.

O que mudará com o Casa Verde e Amarela

O Casa Verde e Amarela possui duas propostas principais de funcionamento: a primeira delas voltada para a população em estado de maior vulnerabilidade social e a segunda para os demais brasileiros.

Na primeira proposta, o intuito é construir moradias do zero para as famílias mais vulneráveis, realizando um mapeamento daquelas que se encontram atualmente morando em locais com irregularidades. Assim, tais moradias podem ser reformadas e regularizadas, ao mesmo tempo que tais cidadãos recebem prioridade no programa.

A segunda proposta do novo programa é que os brasileiros possam adquirir os imóveis usando os recursos do FGTS, ao invés de sua renda mensal. Atualmente já é permitido usar parte do FGTS para quitar o financiamento, mas a nova proposta prevê o uso completo. Para que isso seja possível, a Caixa Econômica precisa abrir espaço no orçamento do FGTS para reduzir os juros que atualmente é de 5% por ano.

Outro diferencial é que o Casa Verde e Amarela contaria de forma ativa com a parceira das prefeituras municipais, pois ao todo, o país conta com mais de 10 milhões de imóveis sem escritura que podem passar a ser regularizados através da iniciativa.

Mais brasileiros poderão ser beneficiados com o novo programa

Tudo indica que esse novo programa será mais abrangente e poderá ajudar os cidadãos de maneira mais fácil e ampla. Todas as famílias em situação de vulnerabilidade social, por exemplo, poderão receber uma casa nova e regularizada. As demais famílias, principalmente aquelas que possuem uma renda considerada boa, mas que não é suficiente para pagar um financiamento, poderiam ainda adquirir uma casa nova usando todos os recursos do FGTS.

Publicidade

Todas essas questões ainda precisam ser definidas com muito mais cuidado, levando em conta muitos fatores e estilos de vida, mas a expectativa é muito boa para esse novo programa. Quem, até hoje, não conseguiu sair do aluguel através do Minha Casa Minha Vida, com certeza irá conseguir no Casa Verde e Amarela.

Quando ele passará a valer

A nova reformulação do Minha Casa Minha Vida foi anunciada pelo governo federal no início de julho, portanto é tudo muito recente. Mesmo assim, milhares de brasileiros já estão animados com a possibilidade de conseguirem a casa própria e passarem a viver com maior conforto e segurança.

Não há uma previsão de quando o novo programa começará a valer, mas acreditamos que isso acontecerá mais para o ano que vem, quando a pandemia já tiver ido embora e as coisas estiverem mais calmas. Até lá, no entanto, o governo deve ir anunciando mais detalhes sobre o novo programa, seu funcionamento, quais os requisitos e como ele de fato irá beneficiar os brasileiros na prática.

Casa Verde e Amarela

O Casa Verde e Amarela já está dando o que falar em todo o país. Ele chegou para substituir o Minha Casa Minha Vida e tudo indica que apresentará muitas mudanças. O seu nome faz alusão à bandeira de nosso país e também com a nossa pátria. Verde e amarelo são as cores da nossa bandeira e, juntá-las à palavra “Casa” cria todo um universo que está diretamente ligado tanto com a marca “Brasil” e o país.

O novo programa irá facilitar a moradia própria para os brasileiros, contribuindo para a melhoria de vida de todos os cidadãos. Pode parecer que não, mas muitas pessoas ainda vivem de aluguel e não possuem condições de comprar uma casa sem nenhum tipo de ajuda. A ajuda, portanto, chegará com o Casa Verde e Amarela.

Muitos detalhes ainda precisam ser resolvidos e anunciados, mas o programa atua como uma ferramenta de esperança para um país que está passando por momentos difíceis há algum tempo e viu tudo piorando ainda mais com a pandemia.

Publicidade

Comentários através do Facebook