eTudo Bem Estar Saúde Cuidados com as Lentes de Contato

Cuidados com as Lentes de Contato

Saiba quais são todos os cuidados e dicas que é preciso ter com as suas Lentes de Contato.

Cuidados com as Lentes de Contato

As lentes de contato são usadas sobre a córnea e servem para a correção de problemas na vista, algumas pessoas preferem as lentes do que usar óculos, algumas pelo fato de não gostarem da aparência delas próprias com os óculos e também pelo fato das lentes não terem tanto efeitos de acordo com o tempo, como ficarem embaçadas e sujas, o que acontecem com as lentes dos óculos. Além disso, o tratamento da miopia tem mais eficácia quando feito com as lentes, são 5% a mais de correção quando a correção é feita com lentes. As lentes de contato foram criadas por Otto Wichterle, um químico tcheco, que além de inventá-las, foi o criador do primeiro gel utilizado na produção das lentes.

Cuidados com as Lentes de Contato

É preciso ter muito cuidado no manuseio das lentes de contato. (Foto: Reprodução)

Como elas são utilizadas sobre a córnea do olho que é uma região muito sensível, é preciso ter muito cuidado no manuseio, tanto no processo de colocação e remoção, como também no cuidado na hora de limpeza e para guardar quando não estiver em uso. Nos casos em que o oftalmologista recomenda que se use por um longo período de tempo, é preciso lavar periodicamente, pois isso evita que cause problemas sérios aos olhos.

Publicidade

Dicas de Higienização

O principal cuidado é com a higienização. As lentes precisam ficar guardadas em um local próprio e que ele sempre esteja desinfetado. É necessário estar com as mãos bem limpas antes de lavar as lentes e antes de qualquer manuseio, como colocar e remover dos olhos. Água e soro fisiológico não fazem essa higienização necessária, somente os produtos específicos, porque só eles que são capazes de matar as bactérias.

Cuidados com as Lentes de Contato

Os cuidados com a higienização das lentes de contato é muito importante. (Foto: Reprodução)

A higiene não é feita com colírios, eles podem apenas ajudar na lubrificação para que a pessoa consiga se adaptar melhor no início do uso. É feita com produtos próprios e específicos que irão retirar da superfície da lente todas as partículas que estiverem grudadas nela. Fazer corretamente a higiene é extremamente importante, pois quando não é feita corretamente pode causar infecção da córnea ou úlcera de córnea e essa lesão pode ter como causa a perda da visão.

Cuidados na hora de colocar as Lentes de Contato

Publicidade

Comentários através do Facebook