eTudo Bem Estar Saúde Victoza para Emagrecer é perigoso, alerta ANVISA

Victoza para Emagrecer é perigoso, alerta ANVISA

Agencia de Vigilância Sanitária alerta os médicos sobre os riscos de receitar Victoza para emagrecer para pacientes sem diabetes tipo 2.

Victoza para Emagrecer é perigoso, alerta ANVISA

No último dia (12) de março, a ANVISA publicou um alerta que informa aos médicos sobre os riscos de receitar medicamentos para diabetes tipo 2 com intuito de emagrecimento. Além de Victoza (liraglutida), mais seis medicamentos estão na lista publicada. Segundo a Anvisa, o uso destes medicamentos em pacientes não portadores da diabetes tipo 2 tem apresentado muitos problemas relacionados aos efeitos colaterais considerados de maior gravidade.

De acordo com o estudo divulgado pela agência, os riscos de usar Victoza para emagrecer são bastante elevados. Em dois  mil casos estudados, a ocorrência de efeitos colaterais é assustadora. E, em muitos dos casos foram relatados efeitos colaterais gravíssimos como pancreatite, câncer pancreático e neoplasia da glândula tireoide, que pode ser maligna ou benigna. Além do alerta sobre o uso de Victoza para emagrecer, foi recomendado que portadores de diabetes tipo 2 que usam o medicamento, façam exames de rotina para averiguar possíveis problemas no pâncreas e na tireoide.

Sobre o uso de Victoza para Emagrecer

caixa-de-victoza

Embalagem de Victoza, medicamento para diabetes tipo 2. (Foto: Divulgação)

Há quatro anos no mercado, os novos medicamentos para diabetes tipo 2, como é o caso do Victoza, que é o mais conhecido, passaram a ser amplamente receitados para casos de obesidade em pacientes não portadores de diabetes. O motivo é simples, o uso de Victoza faz com que o paciente emagreça. Sendo assim, os médicos passaram a receitar Victoza para emagrecer, de forma indiscriminada.

O sucesso do uso de Victoza em pacientes obesos foi tanto que, na época que o medicamento chegou ao mercado nacional, a revista VEJA publicou uma matéria de capa falando do benefício do medicamento para tratar os casos de obesidade. Na matéria, diversas pessoas que usavam Victoza para emagrecer deram seus relatos, contando como o medicamento ajudou eles a emagrecer. Com a matéria, a procura pelo medicamento foi gigantesca e, em poucos dias, as farmácias venderam todo seu estoque. Como era fácil comprar Victoza sem receita, quem precisava do medicamento para tratar diabetes tipo 2 não conseguia encontrar o produto nas farmácias. Diante da situação, foi proibida a venda do medicamento sem receita.

Efeitos Colaterais do Victoza para Emagrecer

victoza-para-emagrecer-foto

Victoza pode ser aplicado pelo próprio paciente. (Foto: Divulgação)

Além dos efeitos colaterais relatados acima, o uso de Victoza pode apresentar outros efeitos colaterais. No geral, alguns dos efeitos são leves e transitórios, mas devido a grande ocorrência de efeitos mais severos, relatados no estudo da ANVISA, é importante que o uso deste medicamento seja feito com acompanhamento médico e realização de exames clínicos para monitorar o pâncreas e a tireoide. Para sua maior informação, confira em outro artigo quais são os efeitos colaterais do Victoza.

Se você já tomou este medicamento com o intuito de emagrecer, conte-nos sua experiência ao tomar Victoza para emagrecer.


Comentários através do Facebook