eTudo Bem Estar Saúde Efeitos Colaterais do Tylenol – Paracetamol

Efeitos Colaterais do Tylenol – Paracetamol

Conheça os riscos e efeitos colaterais do Tylenol, medicamento a base de Paracetamol, indicado no tratamento da febre e dor de cabeça.

Efeitos Colaterais do Tylenol – Paracetamol

Tylenol é um medicamento indicado para o tratamento da febre, dor de cabeça e dores leves e moderadas como dor de dente, dor nas costas, dores relacionadas a cólicas menstruais, artrite e dores associadas a gripes e resfriados. Sua composição tem como principal principio ativo o paracetamol, também conhecido como acetaminofeno. O paracetamol, conhecido por suas propriedades analgésicas, é o analgésico mais utilizado no mundo todo. O produto a base de paracetamol mais conhecido é o Tylenol, porém, existem muitos medicamentos genéricos do Tylenol no mercado.

Publicidade

Tylenol é comercializado em gotas ou comprimidos e conta com uma variação de produtos, indicados para cada tipo de tratamento e faixa etária – Tylenol 750mg, Tylenol DC (para dor de cabeça), Tylenol 500mg, Tylenol Gotas, Tylenol Criança e Tylenol Bebê -.

Efeitos Colaterais do Tylenol

De modo geral, Tylenol é bem tolerado pela maioria das pessoas, porém, algumas pessoas tem hipersensibilidade ao medicamento e podem apresentar algum tipo de quadro alérgico. Nestes casos, o indicado é suspender o medicamento e, se for o caso, procurar um médico imediatamente.

Apesar de ser bem tolerado, um dos efeitos colaterais do Tylenol é preocupante. O uso de paracetamol pode causar hepatotoxidade (intoxicação hepática) nos casos de superdosagem, em pessoas que bebem álcool com frequência ou tenham algum histórico de doença do fígado. Estes casos de hepatotoxidade são considerados graves e podem ocasionar falência hepática e, em alguns casos, pode levar a morte. (Um estudo recente, realizado pela ONG Pro Publica, diz que, a intoxicação por paracetamol causa 150 mortes por ano, somente nos Estados Unidos)

Segundo a Johnson & Johnson, fabricante do medicamento Tylenol, o paracetamol é muito seguro, quando utilizado de forma correta, de acordo com as instruções de bula. Por tanto, é importante seguir as orientações da bula de Tylenol quanto a dosagem indicada e não fazer uso do medicamento caso o mesmo seja contraindicado para você.

Agora que você já conhece riscos e efeitos colaterais do Tylenol, siga as orientações de uso corretamente para evitar complicações. Como dito anteriormente, os riscos estão relacionados, principalmente aos casos de superdosagem de paracetamol. Em casos de superdosagem acidental, procure atendimento médico com urgência.

Publicidade

Comentários através do Facebook