eTudo Bem Estar Saúde Benefícios do Açaí

Benefícios do Açaí

Conheça os Benefícios do Açaí e suas propriedades nutricionais. Além de nutritivo, o Açaí traz inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios do Açaí

Fruto da palmeira (Euterpe olaracea) ou Açaizeiro, o Açaí, como é popularmente conhecido, é uma fruta nativa da região amazônica, seu cultivo é maior nos estados do Amazonas e Pará, onde sua produção gera riqueza para a economia destes estados, sendo, inclusive, exportado para diversos países.

Em países como a Colômbia e Venezuela, por exemplo, que também cultivam a fruta, consta que os antigos já conheciam os benefícios do Açaí, pois há relatos de seu consumo desde a era pré-colombiana. O consumo na região amazônica também remota há tempos antigos, porém, foi a partir dos anos 80 que o Açaí começou a se tornar popular em outras regiões do Brasil. Hoje em dia, é exportado para diversos países mundo afora, sendo o Brasil o principal produtor.

produção

O Brasil é o principal produtor de Açaí. (Foto: Reprodução)

Nas regiões do Pará e Amazonas, onde o cultivo é maior, o Açaí tem um papel importante na alimentação da população de baixa renda. Devido a suas propriedades nutricionais, ele é muito consumido nestas regiões, onde costuma ser consumido puro ou com farinha de mandioca. Mas o que o tornou conhecido mundo a fora, foi o famoso e delicioso “Açaí na Tigela”, que é a polpa do Açaí misturada com xarope de guaraná. Para quem ama esta fruta, e deseja conhecer um pouco mais sobre seus benefícios e propriedades nutricionais, confira a seguir os benefícios do Açaí para a saúde.

Açaí na tigela. (Foto: Reprodução)

Açaí na tigela. (Foto: Reprodução)

Benefícios do Açaí

Além de ser um alimento muito nutritivo, o Açaí traz inúmeros benefícios para o nosso organismo. Devido à alta concentração de “antocianina”, uma substância antioxidante, encontrada em frutas de cor roxa, o Açaí ajuda a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento. Além disso, auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim e é bom para a pele. Mas não para por aí! Confira os outros benefícios desta maravilhosa fruta, que além de saborosa, é rica em fibras, vitaminas e minerais.

  • Ajuda a aumentar a massa muscular: O Açaí é rico em proteínas. Com isso, é um excelente alimento para quem deseja ganhar massa muscular. Por isso é muito consumido por atletas.
  • Evita Câimbra: Por ser rico em Potássio, ajuda a evitar a câimbra. O açaí possui três vezes mais potássio do que a Banana.
  • Combate a Anemia: Por ser rico em ferro, o Açaí ajuda no combate de diversos tipos de anemia.
  • Fortalece os Ossos: O Açaí tem bem mais cálcio do que o leite. Sendo assim, ajuda a fortalecer os ossos, dentes e cartilagens.
  • É bom para o sistema imunológico: Por ser rico em zinco, o consumo do Açaí ajuda a aumentar a imunidade.
  • É bom para a pele: Por ser rico em antioxidantes e ácidos graxos, o Açaí é excelente para a pele. Estudos mostram que ele ajuda a diminuir as inflamações na pele como a Acne, por exemplo.
  • Melhora o funcionamento do intestino: Por ser rico em fibras, é um excelente alimento para quem sofre de prisão de ventre.

Propriedades Nutricionais do Açaí

Porção: 100g de Açaí puro
Valor energético 247 kcal
Água 48,0g
Açúcares simples 1,5 g
Cobre 1,7 µg
Cálcio 286 mg
Ferro 1,5 µg
Fibras 16,9 g
Fósforo 124 mg
Glícidos 1,5 g
Lípidos 17 g
Magnésio 174 mg
Potássio 932 mg
Proteínas 13 g
Resíduos totais 1,58 g
Sódio 56,4 mg
Vitamina A 146 UI
Vitamina B1 11,8 µg
Vitamina B2 0,32 µg
Vitamina B3 1738 µg
Vitamina B5 1389 µg
Vitamina B6 257 µg
Vitamina B9 0 µg
Vitamina B12 0 µg
Vitamina C 0,01 mg
Vitamina E 2,07 µg
Vitamina K 20 µg
Zinco 7 µg
Publicidade

Comentários através do Facebook