eTudo Bem Estar Saúde Alimentos Ricos em Vitamina D

Alimentos Ricos em Vitamina D

Conheça quais são os Alimentos Ricos em Vitamina D e como fazer para ter uma melhor absorção dessa vitamina através dos raios solares.

Alimentos Ricos em Vitamina D

A vitamina D, também conhecida como calcifenol, é muito importante em nosso organismo, pois ela é a vitamina que auxilia ele na absorção do cálcio quando nós ficamos expostos ao sol. Também ajuda na deposição de cálcio nos nossos ossos e regulação do metabolismo ósseo. Quando a pessoa fica exposta na luz solar, a produção dessa vitamina é desencadeada na pele, por isso é importante tomar sol regularmente, mas nos horários recomendados, para evitar problemas e agressões na pele.

A vitamina D pode ser obtida de duas formas: Vitamina D2 e D3, ergocalciferol e colecalciferol, respectivamente. A D3 é encontrada através da irradiação com a luz ultravioleta em leveduras e vegetais. É preciso que tenha a quantidade ideal no organismo, consumindo a quantidade ideal de cada alimento, para evitar que tenha em excesso ou que falte, como qualquer outro nutriente e vitamina. A quantidade ideal é variável de acordo com a idade e deve ser recomendada por seu médico, após constatar a carência da vitamina em seu organismo.

Alimentos Ricos em Vitamina D

Ovos, leites e derivados são alimentos que contêm vitamina D.

Alimentos Ricos em Vitamina D

  • Gema de ovo
  • Queijos como a ricota e queijo suíço
  • Manteiga
  • Bife de fígado
  • Cogumelos
  • Leite
  • Iogurte
  • Peixes

Em relação aos cogumelos, algumas variedades que são cultivadas com maior exposição solar possuem maior quantidade da vitamina. Já os peixes, alguns possuem maior quantidade do que outros. Em 100g de salmão há mais do que a quantidade recomendada diariamente, em 100g de atum há praticamente 1 terço do necessário, sardinha, cavala e arenque também possuem uma boa quantidade de vitamina D.

Falta da Vitamina D

A falta dela pode causar problemas como osteomalácia, osteoporose, fraqueza muscular, raquitismo, pernas tortas, entre outros problemas. A maioria dos casos da falta dela pode ser resolvido com a ajuda de suplementos, consumo de alimentos ricos na vitamina e banho de sol, pois o nosso organismo é capaz de produzir a vitamina D quando somos expostos aos raios solares. 15 minutos de exposição ao Sol, são o suficiente para que o organismo produza uma boa quantidade de vitamina D. Portanto, é preciso se expor ao Sol, diariamente, nos horários recomendados pelos dermatologistas, até as 10 horas da manhã e após as 16 horas.

Publicidade

Comentários através do Facebook