eTudo Bem Estar Saúde Tamiflu

Tamiflu - Efeitos Colaterais - Fosfato de Oseltamivir

Tamiflu Efeitos Colaterais: Saiba quais são os efeitos colaterais do Tamiflu, medicamento utilizado na profilaxia e tratamento contra o vírus da Gripe A (H1N1).

Tamiflu

O Tamiflu é o medicamento utilizado na profilaxia e no tratamento da Gripe H1N1, causada pelo vírus Influenza A. Este fármaco, comercializado sob o nome de Tamiflu, tem como princípio ativo o “Fosfato de Oseltamivir“, que além de combater o vírus do tipo A, atua sobre a variante influenza tipo B.

Desde 2010, logo após o período em que ocorreu a Pandemia da Gripe H1N1, o genérico do Tamiflu passou a ser distribuído, gratuitamente, no programa Farmácia Popular, para ajudar no combate do vírus da Gripe A (H1N1), que se alastrou pelo mundo. No Brasil, muitos casos foram diagnosticados e tratados com este medicamento, que apresentou excelentes resultados.

No passado este medicamento só era vendido ou distribuído gratuitamente, mediante receita de duas vias. Recentemente, a ANVISA removeu a restrição, passando a valer a receita simples.

Muito se falou sobre a eficácia deste antiviral, que realmente é um santo remédio, mas pouco foi dito sobre os efeitos colaterais decorrentes de seu uso. Sendo assim, resolvemos criar este artigo para relatar os efeitos colaterais do Tamiflu.

Efeitos Colaterais do Tamiflu

Náusea
Cefaléia
Diarréia
Vômitos
Tontura
Dores abdominais
Insônia
Congestão nasal
Fadiga
Enjôo
Reações alérgicas
Hepatite
Erupções cutâneas
Necrólise epidérmica tóxica
Agravamento da Diabetes
Colite hemorrágica
Arritmia cardíaca
Confusão
Pesadelos
Convulsão

Dentre as reações adversas relatadas acima, as mais frequentes são: náusea, vômitos, diarréia, cefaléia (dor de cabeça), dor abdominal e insônia, que geralmente ocorrem com a primeira dose do medicamento, mas tendem a ser passageiras. As demais reações ocorrem com menos freqüência e são consideradas raras.

Bula do Tamiflu
Para informações mais detalhadas, consulte a Bula do Tamiflu.


Comentários através do Facebook