eTudo Bem Estar Saúde Receita de Soro Caseiro

Receita de Soro Caseiro: Como Fazer?

Saiba Como Fazer o Soro Caseiro, quando é recomendado tomar e a quantidade ideal de consumo do soro.

Receita de Soro Caseiro

O soro caseiro é uma mistura feita com água, açúcar e sal que é muito utilizada e útil em casos de desidratação. Os principais fatores que a desidratação é causada, é por excesso de calor e por diarréia. Ele pode ajudar quando já está havendo a desidratação e também para prevenir, pois ajuda a repor no organismo todos os sais minerais e água que é perdida em casos de diarréias e vômitos.

O soro não tem restrições quanto ao seu uso e a quantidade a ser tomada, porém, nos casos de diarréia, é recomendado que beba após cada evacuação e também uma pequena quantidade a cada 20 minutos. Mas é preciso que faça a receita com as quantidades exatas, para que seja aproveitado o benefício e que não faça mal.

Receita de Soro Caseiro

O soro caseiro é composto de água, açúcar e sal, ingredientes fáceis de encontrar em sua cozinha. (Foto: Divulgação)

Para evitar que as pessoas façam o soro com a quantidade alterada de cada ingrediente, a UNICEF recomenda e divulga que deve ser feito com a colher-padrão, pois ela já possui as medidas exatas de cada um dos ingredientes de cada lado da colher, além de conter a indicação do local correto para medir o sal e o açúcar.

Receita de Soro Caseiro

Colher utilizada para medir os ingredientes do soro caseiro. (Foto: Divulgação)

Quando Tomar o Soro Caseiro?

O soro é indicado nos casos de desidratação ou diarréia. Para saber se é necessário tomar o soro, você deve ficar atento aos sintomas da desidratação e da diarreia,  veja quais são eles. Os sintomas de desidratação, causados por excesso de calor são: boca seca e olhos fundos. E por diarréia são: olho seco, choro sem lágrima, boca seca e moleira funda.

Receita de Soro Caseiro

Receita de Soro CaseiroIngredientes

  • 1 copo de água
  • 1 medida de sal
  • 2 medidas de açúcar

Como fazer o Soro Caseiro

Coloque 200 ml de água filtrada ou fervida em um copo, acrescente 1 medida de sal, 2 medidas de açúcar e misture bem, até que a mistura fique homogênea. (A medida é de acordo com a colher-padrão, a parte maior é utilizada para medir a quantidade de açúcar e a medida menor é utilizada para medir a quantidade de sal.)

Para quem deseja fazer a quantidade 1 litro e ir utilizando aos poucos, o soro pode ser utilizado até 24 horas após ser feito e as medidas são de 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar para 1 litro de água fervida ou que tenha sido filtrada.


É Editora do site eTudo, onde atua desde sua fundação. Gosta de escrever sobre os assuntos mais variados. Perfeccionista por natureza, está sempre em busca de produzir o melhor conteúdo para nossos leitores.

Comentários através do Facebook