eTudo Saúde Condicionamento Físico Creatina

Creatina – Efeitos Colaterais

A Creatina é um suplemento relativamente seguro, que apresenta poucos efeitos colaterais. Saiba quais são os efeitos colaterais da creatina.

Creatina

A Creatina é um suplemento alimentar que vem sendo muito utilizado por atletas, com o objetivo de ganhar massa muscular e melhorar a disposição durante o treino.

Recomendada para atletas de alto nível ou praticantes de atividades físicas intensas, a Creatina é um suplemento relativamente seguro, que apresenta poucos efeitos colaterais.

Existem muitas pesquisas referentes ao uso deste suplemento, que foi descoberto em 1832, pelo cientista francês, Michel Eugene Chevreul. Porém, foi o cientista alemão, Justus Von Liebig, que passou a difundir a importância do uso da Creatina para aumentar o volume e a força muscular, recomendando-a para pessoas que realizavam trabalhos pesados.

A Creatina passou a ser comercializada livremente no Brasil em 2010, após ter sido liberada pela ANVISA, que autorizou seu uso na suplementação alimentar para atletas.

Atualmente, existem diversos tipos de creatina no mercado, como por exemplo, a  monohidratada, microzinada, e a pura, que é o tipo que apresenta resultados mais rápidos.

Efeitos Colaterais da Creatina

Geralmente, as reações adversas estão relacionadas aos casos de superdosagem, quando podem aparecer os seguintes sintomas: gases, cólicas, náuseas, vômitos, diarreia, câimbras, problemas renais e  desidratação.

Muito se fala sobre a fase de saturação da creatina, que é quando o atleta deve se submeter a altas doses do suplemento, na fase inicial da suplementação. Porém, boa parte dos especialistas afirma que a saturação não é necessária, pois o organismo não consegue absorver altas doses do suplemento.

Sendo assim, a saturação é considerada um desperdício de dinheiro e, no longo prazo, os resultados de quem não fez a saturação, serão os mesmos de quem fez. Além disso, boa parte dos efeitos colaterais, referentes à superdosagem, ocorre durante a fase de saturação, quando os atletas consomem doses elevadas de creatina, acima de 20g por dia.

Quem faz uso deste suplemento é obrigado a ingerir bastante liquido durante o dia, pois um efeito natural da creatina é a retenção de liquido. Não se hidratando corretamente, poderá ocasionar uma desidratação.


Fundador do site eTudo, aficionado por tecnologia, trabalha com internet desde 1998, desenvolvendo projetos inovadores. No eTudo, além de ser o responsável pela área de TI, atua na produção e revisão de conteúdo, priorizando a qualidade da informação acima de tudo.

Comentários através do Facebook