eTudo Bem Estar Culinária Batata Recheada

Batata Recheada – Receita, Como Fazer

A Batata Recheada é uma comida muito popular no Brasil e no mundo. Aprenda a fazer a Batata Recheada Assada (Baked Potato), um prato nutritivo e saboroso.

Batata Recheada

A Batata Recheada é uma comida muito popular no Brasil e no mundo. Na maioria dos Shoppings, em suas praças de alimentação, você encontra facilmente alguns restaurantes especializados no preparo deste prato, os mais conhecidos são das franquias Roasted Potato, Batata Inglesa e Baked Potato.

O legal deste prato é que além de ser saboroso e nutritivo, costuma ter um custo relativamente baixo e seu preparo é bastante simples. A parte mais elaborada costuma ser o recheio, que pode ser de qualquer sabor, basta ter criatividade, pois a Batata combina bem com a maioria dos recheios, dos mais simples aos mais elaborados, como é o caso do recheio de Strogonoff de Carne, que costuma ser um dos mais pedidos nos restaurantes especializados.

Curiosidades

A origem da Batata Recheada é atribuída à Turquia, mas muitos dizem que ela foi originada na Inglaterra.  O que podemos afirmar com certeza é que este prato, famoso no mundo inteiro, possui nome e receita diferenciada em cada país. Na Turquia o prato é conhecido como Kumpir, na Inglaterra é conhecido como Baked Potato, mas em algumas regiões do país, ele recebe o nome de Jacket Potato.

Receita de Batata Recheada Assada

Ingredientes

– Batata inglesa (grande e arredondada)
– Sal
– Pimenta do Reino
– Manteiga
– Papel alumínio (para embrulhar a batata)
– Papel toalha (para secar a batata)
– Recheio de sua preferência

Modo de Preparo

1 – Lave bem a batata com água e uma escovinha.
2 – Em uma panela com água e sal, cozinhe a batata por 15 minutos.
3 – Em seguida, seque a batata utilizando o papel toalha.
4 – Separe um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para embrulhar a batata por completo, posicione a batata no centro do pedaço de papel alumínio, tempere com um pouco de sal, pimenta do reino e espalhe um pouco de manteiga pela superfície da batata.
5 – Embrulhe a batata no papel alumínio e leve ao forno. O forno deve estar pré-aquecido na temperatura de 220º. Deixe a batata assar por 25 minutos.
6 – Após retirar a batata do forno, faça um corte longitudinal, por cima do papel alumínio, tomando cuidado para não separar as metades da batata por completo.
7 – Com uma colher de sopa, escave levemente o centro da batata e em seguida adicione o recheio de sua preferência.

Recheio

A base de tudo é o preparo da batata assada, o recheio vai depender de seu gosto e criatividade. Não tenha medo de inovar e experimentar, pois a batata combina com quase tudo. Veja como fazer um recheio simples e muito saboroso.

Sugestão de Recheio – Queijo Provolone

Ingredientes: (Para 4 batatas)
– Manteiga
– 250g de Queijo Provolone ralado.

Preparo:
Com a batata ainda quente, adicione um pouco de manteiga por cima da cavidade, em seguida adicione o queijo Provolone ralado. O queijo derreterá naturalmente. Se for necessário, leve ao forno para derreter mais um pouco.


Fundador do site eTudo, aficionado por tecnologia, trabalha com internet desde 1998, desenvolvendo projetos inovadores. No eTudo, além de ser o responsável pela área de TI, atua na produção e revisão de conteúdo, priorizando a qualidade da informação acima de tudo.

Comentários através do Facebook