eTudo Bem Estar Culinária Batata Recheada

Batata Recheada – Receita, Como Fazer

A Batata Recheada é uma comida muito popular no Brasil e no mundo. Aprenda a fazer a Batata Recheada Assada (Baked Potato), um prato nutritivo e saboroso.

Batata Recheada

A Batata Recheada é uma comida muito popular no Brasil e no mundo. Na maioria dos Shoppings, em suas praças de alimentação, você encontra facilmente alguns restaurantes especializados no preparo deste prato, os mais conhecidos são das franquias Roasted Potato, Batata Inglesa e Baked Potato.

O legal deste prato é que além de ser saboroso e nutritivo, costuma ter um custo relativamente baixo e seu preparo é bastante simples. A parte mais elaborada costuma ser o recheio, que pode ser de qualquer sabor, basta ter criatividade, pois a Batata combina bem com a maioria dos recheios, dos mais simples aos mais elaborados, como é o caso do recheio de Strogonoff de Carne, que costuma ser um dos mais pedidos nos restaurantes especializados.

Curiosidades

A origem da Batata Recheada é atribuída à Turquia, mas muitos dizem que ela foi originada na Inglaterra.  O que podemos afirmar com certeza é que este prato, famoso no mundo inteiro, possui nome e receita diferenciada em cada país. Na Turquia o prato é conhecido como Kumpir, na Inglaterra é conhecido como Baked Potato, mas em algumas regiões do país, ele recebe o nome de Jacket Potato.

Receita de Batata Recheada Assada

Ingredientes

– Batata inglesa (grande e arredondada)
– Sal
– Pimenta do Reino
– Manteiga
– Papel alumínio (para embrulhar a batata)
– Papel toalha (para secar a batata)
– Recheio de sua preferência

Modo de Preparo

1 – Lave bem a batata com água e uma escovinha.
2 – Em uma panela com água e sal, cozinhe a batata por 15 minutos.
3 – Em seguida, seque a batata utilizando o papel toalha.
4 – Separe um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para embrulhar a batata por completo, posicione a batata no centro do pedaço de papel alumínio, tempere com um pouco de sal, pimenta do reino e espalhe um pouco de manteiga pela superfície da batata.
5 – Embrulhe a batata no papel alumínio e leve ao forno. O forno deve estar pré-aquecido na temperatura de 220º. Deixe a batata assar por 25 minutos.
6 – Após retirar a batata do forno, faça um corte longitudinal, por cima do papel alumínio, tomando cuidado para não separar as metades da batata por completo.
7 – Com uma colher de sopa, escave levemente o centro da batata e em seguida adicione o recheio de sua preferência.

Recheio

A base de tudo é o preparo da batata assada, o recheio vai depender de seu gosto e criatividade. Não tenha medo de inovar e experimentar, pois a batata combina com quase tudo. Veja como fazer um recheio simples e muito saboroso.

Sugestão de Recheio – Queijo Provolone

Ingredientes: (Para 4 batatas)
– Manteiga
– 250g de Queijo Provolone ralado.

Preparo:
Com a batata ainda quente, adicione um pouco de manteiga por cima da cavidade, em seguida adicione o queijo Provolone ralado. O queijo derreterá naturalmente. Se for necessário, leve ao forno para derreter mais um pouco.


Comentários através do Facebook