eTudo Finanças Seguro Desemprego – Veja como consultar e agendar

Seguro Desemprego – Veja como consultar e agendar

Seguro Desemprego Consulta - O Seguro Desemprego é um seguro temporário, que permite ao trabalhador continuar recebendo um salário após ser demitido.

Seguro Desemprego – Veja como consultar e agendar

Infelizmente atualmente está cada vez maior o número de desempregados no nosso país. Por mais que sempre tenham vagas em vários setores, para vários cargos, o número de brasileiros desempregados ainda é grande. Muitos são contratados só para experiência outros não conseguem seguir o ritmo dos trabalhadores mais experientes e são demitidos.

Publicidade

Com isso as pessoas tem procurado mais informações sobre seus direitos e estão se beneficiando mais, dando entrada com o seguro desemprego, que é um seguro temporário, onde o trabalhador tem o direito de receber o salário por mais alguns meses, podendo ser de no mínimo três e no máximo cinco parcelas.

Se você é um cidadão brasileiro e foi demitido, não precisa se preocupar. Neste artigo, você vai obter informações atualizadas que vão te ajudar saber como agendar o seguro desemprego pela internet.

Um dos benefícios mais importantes do povo brasileiro é o seguro desemprego, e isso para todas as classes trabalhistas. Isso porque com ele o trabalhador demitido sem justa causa tem um amparo financeiro durante um tempo. 

Dessa forma, ele vai ter como se reorganizar para encontrar uma nova oportunidade de emprego dentro de alguns meses. 

Portanto, o trabalhador que foi demitido e teve seus salários recebidos normalmente durante o tempo em que esteve vinculado a empresa pode se informar nesse breve texto e assim fazer um agendamento do seguro desemprego.

OS REQUISITOS PARA AGENDAR O SEGURO DESEMPREGO 

Apesar de ser um benefício com direito a todos os brasileiros que foram demitidos sem justa causa, o seguro desemprego tem alguns requisitos que precisam ser preenchidos, confira quais são eles:

1 – O trabalhador que for receber o seguro desemprego pela primeira vez, deve ter recebido no mínimo 12 meses de salários recebidos nos últimos 18 meses antes da sua demissão.

2 – A partir da 2ª vez, é necessário então ter no mínimo 12 meses de recebimentos antes da sua demissão.

3 – A partir da 3ª vez, o trabalhador terá o direito de receber o seguro desemprego comprovando 9 meses antes da sua demissão.

Rechaçando, o trabalhador não pode ser demitido por justa causa, nem estar recebendo nenhum outro benefício vinculado ao governo federal, como a aposentadoria por exemplo, e não pode ser empresário.

COMO AGENDAR O SEGURO DESEMPREGO PELA INTERNET?

Já é possível evitar filas para consultar o saldo ou agendar o Seguro Desemprego, apenas com uma verificação online, acessando o site da Caixa Econômica Federal e assim realizar o seu agendamento. Lembrando que é preciso estar com o número do PIS/Pasep em mãos para conseguir acessar os dados.

Para conseguir agendar o seguro desemprego pela internet, basta seguir as orientações que vamos mostrar agora:

Passo 1 – Acessar o SAA – Sistema de Atendimento Agendado: http://saaweb.mte.gov.br

Passo 2 – Ao fazer o acesso no site é necessário informar detalhadamente o município e o Estado em que o benefício está sendo agendado.

Passo 3 – Para dar continuidade, digite o código de segurança e clique em “Prosseguir”.

Passo 4 – Depois disso, selecione o local e confira detalhadamente se existem vagas disponíveis para o seu atendimento. Para continuar, clique em “ações”.

Passo 5 – Defina o local – horário e data que está livre para seu atendimento.

Passo 6 – Informe detalhadamente os dados pessoais:

CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

Data de nascimento.

Telefone para contato.

Endereço de E-mail ou Gmail válidos.

Código de segurança.

Passo 7 – Confira se tudo está feito corretamente e clique em ” Agendar”.

Sendo assim, seu benefício de seguro desemprego está agendado de forma correta e acima de tudo muito prática também.

É preciso estar com o número do PIS/Pasep em mãos para conseguir acessar os dados no site da Caixa Econômica Federal: https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA AGENDAR O SEGURO DESEMPREGO

Depois de fazer o agendamento do seguro desemprego pela internet no site SAA – Sistema de Atendimento Agendado é necessário então preparar os documentos que fazem parte do benefício, como por exemplo:

CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Comprovante de depósitos do FGTS – Fundo de Garantia Por Tempo de serviço.

Número de PIS / PASEF.

TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Códigos – 01-03 ou 88. Todos homologados para contratos acima de 1 ano.

Sendo assim, o seguro desemprego será agendado de forma correta e segura. Depois disso será marcada uma data para que o beneficiado possa receber as parcelas do seguro desemprego, elas podem chegar até 5 meses.

O tempo que receberá o seguro é determinado de acordo com o tempo que trabalhou. E o valor é determinado de acordo com o salário dos últimos três meses.

E se o desempregado conseguir um emprego novo, perde o direito das parcelas faltantes. Enquanto não consegue encontrar um novo emprego, as pessoas podem aproveitar para usar o benefício sendo possível pagar as dívidas e ir mantendo os gastos que já tinha enquanto tinha o emprego.

Publicidade

Comentários através do Facebook