eTudo Bem Estar Culinária Purê de Batata

Purê de Batata

Saiba como fazer um delicioso Purê de Batata, uma receita simples que pode servir de acompanhamento para vários pratos.

Purê de Batata

A Batata, tubérculo da família das solanáceas (Solanum tuberosum), é um alimento muito popular no mundo todo e é utilizada no preparo de vários alimentos, sendo como prato principal ou acompanhamento.  Existem diversos tipos de Batata, a mais popular é a Batata Inglesa, que é encontrada facilmente em feiras, mercados e mercearias.

Dentre as diversas receitas culinárias a base de Batata, a que mais se destaca, pelo sabor e a facilidade do preparo, é o Purê de Batata, que pode ser feito de diversas maneiras. Existem receitas de purê com ovos, leite, requeijão e até mesmo com água, que é uma forma de deixar a receita mais light para quem está fazendo dieta.

O preparo do purê é muito simples de fazer, mas para quem gosta de mais praticidade ainda, existe a opção de comprar o purê instantâneo, que pode ser feito até no micro-ondas, e o sabor não deixa nada a desejar. Porém, praticidade custa caro, é mais vantajoso comprar as batatas e fazer de forma tradicional, mas de qualquer forma, fica a dica do instantâneo.

Dicas de preparo

Para fazer o purê de forma tradicional, o ideal é você ter um espremedor de batatas para espremer a batata depois de cozida, mas se não tiver, não tem problema, você pode amassa-la com um garfo. A vantagem do espremedor é que você pode espremer a batata com casca e tudo que ele faz a separação entre a batata e a casca, não sendo necessário descascar a batata antes do preparo.

Se quiser que fique pronto em menos tempo, cozinhe as batatas sem casca e picadas em cubinhos. Vai cozinhar bem mais rápido do que a batata inteira. A receita que vamos passar é a tradicional, com leite e manteiga, se quiser incrementa-la, pode adicionar uma colher de sopa de requeijão cremoso, e quem preferir uma receita mais leve, pode substituir o leite por água filtrada.

Purê de Batata

Ingredientes

  • Cinco Batatas do tipo inglesa;
  • Meia xícara de leite desnatado;
  • Duas colheres de sopa de manteiga ou margarina;

Como Fazer

  1. Em uma panela, cubra as batatas (com casca) com água e deixe ferver até que estejam cozidas e macias.
  2. Quando as batatas estiverem no ponto, retire-as da panela e quando estiverem secas, retire a casca e amasse-as com um garfo ou com o espremedor de batatas. Se for utilizar o espremedor, pode espremer com a casca.
  3. Em seguida, em uma panela, adicione as batatas amassadas, o leite, a manteiga e tempere com sal a gosto. Misture bem os ingredientes, durante 5 minutos, em fogo baixo, ou até alcançar a consistência desejada.

Comentários através do Facebook