eTudo Notícias Informações INSS: Passo a Passo para você agendar seu horário de atendimento

INSS: Passo a Passo para você agendar seu horário de atendimento

INSS: Passo a Passo para você agendar seu horário de atendimento

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – é o órgão da Previdência Social responsável por administrar todos os benefícios previdenciários aos trabalhadores brasileiros, garantindo o recebimento das aposentadorias e seguros daqueles que contribuem durante a sua vida laboral para a organização.

Publicidade

O instituto está presente no país inteiro através de suas agências onde oferece os serviços para os segurados, aposentados e pensionistas. Serviços esses muitas vezes fundamentais como o pedido de algum auxílio ou a entrada na aposentadoria. Em tempos de pandemia, as agências ficaram fechadas por muito tempo e agora só é possível ser atendido no local com agendamento prévio.

Se você deseja saber como agendar o seu horário de atendimento em uma agência do INSS, confira todas as informações que nós trouxemos a seguir!

Aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS foi lançado pelo instituto há alguns anos e também é um site, onde os segurados podem fazer um cadastro rapidamente e ter acesso a vários serviços sem precisar ir até a agenda. Inclusive, através dessa plataforma é totalmente possível agendar o seu atendimento presencial.

Ele é totalmente gratuito e pode ser encontrado nas lojas de aplicativos tanto dos celulares com Android quanto com iOS. Caso os serviços que o segurado encontrar na plataforma não atendam à sua necessidade, ele pode agendar um horário para ser atendido na agência.

Caso você já contribua para a Previdência, mas nunca tenha acessado a plataforma, acesse o site ou baixe o aplicativo e se cadastre para começar a usufruir de todos os serviços.

Passo a passo agendamento de horário

Fazer o agendamento de um atendimento presencial em uma agência do INSS não é muito difícil. A primeira coisa que deve ser feita é acessar o site do Meu INSS ou fazer o download do aplicativo.

Você poderá clicar na opção de “Entrar” ou se cadastrar na plataforma. A boa notícia é que o serviço de agendamento de consulta presencial não exige nenhum cadastro, por isso caso não o tenha, não tem nenhum problema.

Estando conectado em sua conta, escolha a opção “Agendamentos/Solicitações” na tela de serviços disponíveis. Escolha uma das opções de atendimento presencial para que você possa escolher qual é o serviço desejado. Depois de selecionar, você poderá informar os seus dados, escolher a cidade e a agência de sua preferência. Você também tem a opção de escolher o dia e horário do seu atendimento.

Se tudo estiver correto, confirme o seu agendamento. Agora você só precisa comparecer no dia e horário marcado para ser atendido. Você também pode acompanhar informações sobre o agendamento através da plataforma, além da possibilidade de cancelar.

Outros serviços do Meu INSS

A plataforma do Meu INSS é um espaço bem completo para que os segurados tenham acesso a variados serviços. Há algumas opções que podem ser acessadas sem cadastro, como o agendamento de atendimento na agência, enquanto outras necessitam do cadastro do indivíduo.

Entre os serviços que você encontra no portal “Meu INSS”, estão: agendamento de perícia, emissão de Guia de Pagamento (GPS), Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), calendário de pagamento, verificação de autenticidade de documentos e um mapa para encontrar a agência mais próxima de você.

A lista de serviços é bem maior que isso, por isso não deixe de fazer o seu cadastro e conferir tudo que está ao seu alcance.

Como se cadastrar na plataforma “Meu INSS”

Para acessar a plataforma, você pode ir diretamente pelo link https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/  ou baixar o aplicativo no seu celular. Você tem duas opções: cadastrar senha ou se inscrever no INSS. A segunda opção é somente para aquelas pessoas que nunca trabalharam com carteira assinada e nunca contribuíram para o órgão. Você é redirecionado para um outro site onde se cadastra no órgão ao invés da plataforma.

A opção “Cadastrar Senha” é a ideal para quem já contribui ou contribuiu para o órgão ou é um segurado ou pensionista, mas nunca acessou a plataforma. Depois, vá em “Crie sua conta gov.br”. Digite todos os seus dados pessoais. Também é necessário responder corretamente questões sobre sua vida laboral, de acordo com o que consta em sua carteira de trabalho.

Publicidade

Você poderá criar a senha e usá-la para acessar o Meu INSS pelo computador ou celular, assim como vários outros sites do governo federal brasileiro.

Quero começar a contribuir para o INSS

Você sabia que não precisa esperar conseguir um emprego de carteira assinada para começar a contribuir com o INSS e garantir diversos auxílios e a sua aposentadoria no futuro? O órgão disponibiliza vários tipos de contribuições para que aqueles que não trabalham também possam contribuir.

É possível contribuir sendo estudante, autônomo ou profissional liberal. Você paga uma quantia determinada sobre o salário mínimo e assim têm os mesmos direitos que os demais contribuintes do órgão. Para isso, você precisa se cadastrar no INSS, depois escolher o modo de contribuição desejado e emitir a GPS todo mês para efetuar o pagamento.

Dessa forma, você não depende de outras pessoas para garantir sua aposentadoria e sim de você mesmo. A partir dos 16 anos já é possível contribuir para o INSS, por isso se inscreva e comece ainda esse ano a garantir o seu futuro.

Fui despedido, posso continuar contribuindo com o INSS?

Todos sabemos que funcionários com carteira assinada têm a sua contribuição ao INSS paga mensalmente pelo empregador. Mas quando acontece a demissão, essa contribuição é cessada e o funcionário muitas vezes fica à mercê de conseguir outro emprego para continuar contribuindo e assim poder ter acesso aos auxílios e a aposentadoria.

Acontece que não precisa ser assim. Quando você perder o emprego, pode começar a contribuir por conta própria para a Previdência – geralmente uma quantia menor – e assim mantém todos os seus direitos. A solicitação dessa contribuição pode ser feita online e você mesmo imprime a GPS todo mês e faz o seu pagamento em casas lotéricas. Achou incrível? Acesse o site da Previdência Social ou agende o seu atendimento para tirar todas as dúvidas.

Publicidade

Comentários através do Facebook