eTudo Finanças Conheça os benefícios de ter um Cartão Smilles.

Conheça os benefícios de ter um Cartão Smilles.

Conheça os benefícios de ter um Cartão Smilles.

O que é o cartão Smilles? O cartão foi uma forma de incentivar os usuários ao programa de fidelidade e foi criado pela empresa Smilles que é a responsável pelo pacote da troca de milhas da maior empresa aérea no território nacional, a companhia aérea “Gol”, que está no país desde o ano de 2001.

Publicidade

Além da Gol, ainda existem muitas outras empresas parceiras ao redor do mundo como, por exemplo, American Airlines, Qatar Airways e Air France

O cartão, no entanto, foi criado pela VARIG (Viação Aérea Rio-grandense) no ano de 1994. O banco Santander aderiu ao cartão no ano de 1997 e deu continuidade ao programa mesmo após a falência e venda de fundos da VARIG, o que ocorreu no ano de 2007.

Existe também a parceria com o Bradesco e Banco do Brasil que disponibilizava os cartões com a bandeira Master Card e mais recentemente com a bandeira Visa. As milhas poderão ser transferidas para mais de 1000 destinos em cerca de 160 países em todos os continentes.

Opções atualmente disponíveis no cartão Smiles

As opções para a criação do cartão – Sendo disponível em duas opções de cartão. O cartão Smiles e o cartão GOL Smiles. E elas ainda possuem a versão cliente Smiles (simples) e para Assinantes do Clube Smiles o rendimento é ainda maior. Todas essas versões ainda possuem quatro opções de rendimento a versão Internacional, a Gold, Platinum e a versão Infinite.

O respectivo rendimento dos cartões

A versão Internacional que é a opção básica inicial com o menor rendimento de milhas por dólar gasto. O rendimento é de cerca de 1,35 milhas por dólar gasto se for cliente Smiles e até 2 milhas por dólar para assinantes do clube Smiles que são clientes do cartão GOL Smiles.

Na opção Gold o cartão começa rendendo 1,5 para clientes do cartão Smiles simples e chega até 2,5 milhas para o cartão de crédito GOL Smiles para os assinantes do clube Smiles

Na modalidade Platinum – o usuário do cartão de crédito Smiles que não for assinante do Clube Smiles começa com o rendimento de 2 milhas por dólar gasto. E para usuários do cartão GOL Smiles que forem assinantes do clube receberão até 3 milhas por dólar.

A versão Infinite – é a versão mais rentável no quesito de dólar gasto por rendimento em milhas. Começa rendendo aproximadamente 2,2 milhas para versão mais simples do cartão sem a assinatura no Clube de Smiles. E chega ao incrível rendimento de até 4 milhas por dólar gasto no cartão GOL Smiles para assinantes do Clube Smiles.

Vale ressaltar que não é necessário que o valor seja gasto realmente em dólares, ou seja, o valor em reais que você gastar será transferido automaticamente pela cotação do dólar no momento da efetuação do gasto.

As desvantagens do cartão Smiles

Por ser um cartão co-branded, que são os cartões que tem por objetivo a facilitação do acesso ao crédito e aos serviços em uma empresa, ou nesse caso, a uma companhia aérea em específico que é a GOL linhas aéreas, não possui grande aceitação entre os usuários mais esporádicos e até mesmo entre os mais frequentes.

Um dos motivos pela não aderência a este tipo de cartão é o fato da dependência além de você ficar, de certa forma, “preso” ao programa de fidelidade, estando suscetível a eventuais mudanças que ocorrem nas regras e normas do próprio programa.

Publicidade

Geralmente, as mudanças são anuais e na maioria absoluta das vezes as mudanças são ruins e não beneficiam o lado do cliente assinante do programa apenas o lado das empresas responsáveis pela arrecadação.

A maior parte dessas mudanças são referentes a alteração dos valores para um valor de assinatura mais alto do que os anteriores. Ou uma redução no rendimento das milhas, entre outras coisas.

Apesar da grande infinidade de parceiros e destinos do programa de fidelidade Smiles os valores de resgate das milhas não possuem um valor fixo e estável, na verdade são bem variáveis e para as viagens internacionais muitas vezes os valores são exorbitantes.

Outras opções para a troca de milhas

O que a grande maioria das pessoas não sabe é o fato de que não precisa ser criado um cartão exclusivo para a troca de milhas como por exemplo o Smiles ou o TudoAzul, pois a grande maioria dos cartões que circulam pelas bolsas e carteiras do nosso país possuem a opção da troca de valores gastos por milhas, como os cartões com a bandeira Master Card ou VISA.

Como já citado aqui, outra maneira de trocar créditos por milhas é pelo cartão TudoAzul, que é uma parceria entre as empresas Magazine Luiza e a companhia aérea azul. O cartão possui a bandeira Master Card possibilita a troca do crédito gasto na Magazine Luiza e em empresas parceiras por milhas aéreas para a companhia Azul.

No cartão tudo Azul existem três opções: TudoAzul topázio (possível de receber até 3 pontos por cada real gasto);

TudoAzul safira (clientes safira recebem até 4 pontos por cada real gasto) e;

TudoAzul diamante ( os clientes diamantes podem receber até 6 pontos por cada real gasto.

O LATAM Pass funciona de uma maneira um pouco diferente, onde se pode comprar os pontos, caso falte alguma quantia em pontos para a viagem que se deseja fazer. Além de dar a opção de presentear pontos para outro beneficiário que já deve estar cadastrado no programa para estar apto de recebê-los. Validade dos pontos pode chegar a até dois anos.

A Smiles possui inúmeros cartões de crédito co-branded, confira quais são:

– Cartão de crédito Bradesco Smiles Visa Infinite

– Cartão de crédito Santander Smiles Visa Infinite

– Cartão de crédito Banco do Brasil Smiles Visa Infinite

– Cartão de crédito Bradesco Smiles Visa Platinum

– Cartão de crédito Santander Smiles Visa Platinum

– Cartão de crédito Banco do Brasil Smiles Visa Platinum

– Cartão de crédito Bradesco Smiles Visa Gold

Cartão de crédito Santander Smiles Visa Gold

– Cartão de crédito Banco do Brasil Smiles Visa Gold

Os cartões que eram da bandeira Master agora são todos Visa.

Para pedir uma cartão Smiles, basta se cadastrar no site https://www.smiles.com.br/cartao-de-credito e começar a usufruir de todas as vantagens oferecidas no programa de milhas Smiles.

A hora da verdade

A pergunta mais frequente é: “vale a pena fazer algum cartão em um programa de fidelidade na troca por milhas?”.
Não existe uma resposta definitiva ou um sim ou um não. A resolução da pergunta depende muito do padrão de gastos do usuário.

Para a grande maioria das pessoas, a resposta é a negativa. E também não é recomendado que a maioria dos gastos sejam feitos no cartão de troca de milhas. Pois as taxas são superiores à de outros cartões além de sempre estar preso aos termos altamente voláteis dos contratos.

Publicidade

Comentários através do Facebook