eTudo Finanças Como verificar seu nome no SPC ou Serasa gratuitamente

Como verificar seu nome no SPC ou Serasa gratuitamente

Como verificar seu nome no SPC ou Serasa gratuitamente

Os órgãos de restrição de crédito são extremamente famosos em nosso país e muitas pessoas possuem medo de ter o seu nome em algum deles, pois isso significa que está com algum tipo de dívida e/ou pendência. O SPC e o SERASA são os principais órgãos de crédito em nosso país, e recebem informações de todos os estabelecimentos comerciais sobre os consumidores.

Antigamente, as pessoas recebiam por e-mail notificações quando estavam em algum desses órgãos, devendo ir até a loja para negociar a dívida e tentar limpar o nome.

Com a revolução da internet, hoje em dia é possível consultar online e totalmente de forma gratuita a situação do seu nome e até mesmo a sua pontuação que serve para nivelar a sua reputação entre as empresas e o quanto você é confiável. A seguir, você entenderá mais sobre os órgãos de restrição de crédito e aprenderá a consultar o seu nome no SPC ou SERASA gratuitamente. Confira!

SERASA

A SERASA é uma empresa brasileira privada, sendo a maior referência de análises e informações para decisões de crédito. A empresa reúne dados enviados por lojas, bancos e financeiras, com o intuito de reunir informações sobre os consumidores e sobre como eles são na hora de pagar as contas. Os indicadores econômicos da SERASA são referência para o comércio, indústria e também para o setor de serviços.

A SERASA mantém um registro das dívidas dos consumidores, além de uma espécie de serviços para ajudar as pessoas, sendo possível acompanhar o que acontece com seu nome e também descobrir como resolver possíveis dívidas. O Serasa Consumidor, é um portal na internet por onde esses serviços são realizados. Você pode se cadastrar, consultar o seu nome gratuitamente, conferir sua pontuação para ver o quanto você é confiável para as empresas e muito mais. Através desse portal você também pode consultar o seu CPF e descobrir qual foi a loja que o negativou, se for o caso.

SPC Brasil

É comum vermos algumas pessoas confundindo o SERASA com o SPC, afinal ambos são órgãos que registram as dívidas dos consumidores. No entanto, a SERASA é mais focada nos débitos das instituições bancárias, enquanto o SPC é mais focado no comércio.

O SPC é uma empresa patrocinada por associações comerciais como as Câmaras de Dirigentes Lojistas. Todas as informações obtidas de pessoas físicas e jurídicas são vendidas aos lojistas, principalmente para saber se alguém está ou não com o nome sujo na hora de abrir contas. O SERASA permite a consulta gratuita ao nome e ao CPF, enquanto no caso do SPC, é preciso pagar R$9,90 toda vez que quiser consultar o CPF online.

Entenda como seu nome fica sujo

Muitas vezes, as pessoas estão com o nome sujo e nem ficam sabendo ou até mesmo desconhecem o motivo. O seu nome fica sujo a partir do momento que você não paga alguma conta, seja ela qual for. A partir do primeiro dia de atraso, a empresa já pode entrar em contato com os órgãos de restrição de crédito, como a SERASA e o SPC. A partir desse primeiro contato, esse órgão tem como função enviar uma carta ao indivíduo avisando que ele possui até 10 dias corridos para quitar a sua dívida ou fazer

uma negociação, de modo contrário seu nome e CPF serão cadastrados como inadimplentes no sistema.

Se dentro desse prazo o consumidor não fizer o que é recomendado, o seu nome passa a ficar sujo e só poderá ser limpo depois que ele quitar a sua dívida ou pelo menos negociar. Na grande maioria dos casos, o prazo para pagamento do atraso é maior e a partir do momento em que a dívida é negociada, a empresa já solicita aos órgãos de crédito que limpem o nome do consumidor.

Como Consultar seu nome no SERASA

Você pode consultar sem pagar nada o seu CPF na SERASA, tudo sendo feito pela internet e sem muita demora. Também é possível efetuar essa consulta de forma gratuita nas agências SERASA espalhadas por todo o país. Você pode fazer a consulta através do site SERASA Consumidor (https://www.serasaconsumidor.com.br/classic/), basta informar o seu CPF na página inicial e ir em “Consultar Agora”.

Você também pode se cadastrar no site e assim entrar no sistema sempre que quiser para conferir a sua pontuação e como anda a situação do seu CPF. Você pode conferir o que cada pontuação significa, qual a média da pontuação das pessoas da sua idade e também, se o seu CPF estiver inadimplente, verificar em qual empresa possui a dívida.

Como consultar seu nome no SPC

O SPC também permite a consulta o seu nome e ao CPF gratuitamente na internet. Tudo o que você precisa é acessar o site https://www.consumidorpositivo.com.br/, informar o seu CPF na página inicial e ir em “Consulte”. Você também pode criar um cadastro no site, chamado de Cadastro Positivo, que pode servir para mostrar aos lojistas e demais empresas que você é um bom pagador.

Com o Cadastro Positivo você tem acesso ao seu histórico de contas e pode usá-lo ao seu favor na hora de solicitar empréstimos ou abrir outras contas. Isso também aumenta suas chances de conseguir crédito no mercado financeiro.

Tudo o que você precisa é preencher as suas informações e pronto. Você sempre poderá conferir o seu CPF, suas contas e saber mais sobre como anda o seu perfil entre os lojistas. Não perca mais tempo, acesse hoje mesmo os sites, faça as consultas e descubra se você possui algum tipo de dívida.

Comentários através do Facebook