Bolinho de Chuva – eTudo

Bolinho de Chuva

O bolinho de chuva é um famoso bolinho frito, feito com farinha, leite, ovos e fermento. Esse prato, típico aqui no Brasil, também é bastante popular em Portugal e na África, onde a massa tem o gosto diferente dos que são feitos por aqui. Nesses 2 países, o sabor é parecido com o sonho aqui do Brasil.

Anúncios

Bolinho de chuva
Aqui no Brasil, esse bolinho ficou bem mais conhecido por causa de Monteiro Lobato, através do Sítio do Picapau Amarelo, pois no programa sempre eram mostrados esses bolinhos, eles eram feitos para os 3 personagens: Emília, Narizinho e para o Pedrinho, e era sempre a Tia Nastácia que fazia para eles.

Bolinho de chuva
Esse bolinho é consumido e famoso há séculos, no século XVIII já era feito, porém, com cará ou mandioca, pois naquela época, o trigo tinha um preço elevado e não era tão utilizado em receitas simples. O Bolinho de Chuva, como é popularmente conhecido, já teve outros nomes, como: Quero quero, Quero mais e Desmamados.

Anúncios

Bolinho de chuva
A origem do nome deste bolinho, se deve ao fato de algumas pessoas dizerem que eles ficam mais saborosos quando são feitos em dias chuvosos, porém, há uma outra versão que diz que era pelo simples fato de só serem feitos para as crianças em dias de chuva. Era um atrativo para as crianças que, por conta da chuva, não poderiam sair para brincar. Agora que você já aprendeu um pouco sobre a origem deste alimento, confira a receita e faça para seus filhos, eles vão adorar.

Receita de Bolinho de Chuva

Bolinho de chuva

Ingredientes

  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • Óleo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela

Como Fazer

Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, açúcar, ovos e o leite, em seguida misture bem até ficar uma massa homogênea.
Coloque bastante óleo em uma panela e deixe esquentar bem, em seguida vá colocando a massa com uma colher para fritar, deixe dourar antes de tirá-los e coloque em uma vasilha com papel para escorrer o excesso de óleo. Em seguida passe os bolinhos na mistura de canela com açúcar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *