eTudo Notícias Dicas Consulta CNPJ – Receita Federal

Consulta CNPJ - Receita Federal

Saiba as formas de consultar o CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e qual a diferença da consulta ser gratuita ou precisar ser paga.

Consulta CNPJ – Receita Federal

Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica que é conhecido como CNPJ e pode ser chamado de CGC, é um cadastro nacional equivalente ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) que é para as pessoas físicas, e a única diferença do CNPJ é que o cadastro é feito para pessoas jurídicas e só serve para empresas, negócios.

Quando uma pessoa abre uma empresa e registra, a pessoa recebe um número, que é o CNPJ. Esse cadastro é feito junto a Receita Federal, é esse número que identifica a empresa.

A Receita Federal tem controle das empresas que são registradas no país todo através do CNPJ. É o meio de fiscalizar sobre os pagamentos dos impostos e saber se a empresa é clandestina, quando não possui o número de CNPJ, o registro com a Receita Federal. Portanto, para a empresa ser legalizada é necessário possuir o CNPJ.

Existem duas maneiras de consultar o CNPJ, a consulta pode ser gratuita, pelo serviço que a Receita Federal disponibiliza, as consultas que necessitam de pagamento são realizadas por empresas privadas, exemplos como SPC e SERASA, onde é possível realizar a consulta através do nome da empresa.

Na consulta online, que não requer pagamento, não é possível verificar se a empresa está com o nome no SERASA e SPC, porém, é possível obter informações como situação cadastral e outros dados da empresa em questão.

Para consultar o CNPJ online, através do site da Receita Federal, basta acessar o site http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp, e informar o número do CNPJ da empresa que você deseja consultar.


É Editora do site eTudo, onde atua desde sua fundação. Gosta de escrever sobre os assuntos mais variados. Perfeccionista por natureza, está sempre em busca de produzir o melhor conteúdo para nossos leitores.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Comentários através do Facebook