eTudo Notícias Informações Cheque Legal

Cheque Legal – Consulta – CIP, FEBRABAN

Cheque Legal: Conheça o site Cheque Legal, serviço de consulta de cheque, oferecido pela CIP e FEBRABAN. Saiba como utilizar este serviço.

Cheque Legal

A FEBRABAN – (Federação Brasileira de Bancos), em parceria com a CIP – (Câmara Interbancária de Pagamentos), lançou o site Cheque Legal, uma iniciativa que visa oferecer maior facilidade nas consultas de cheques emitidos por pessoa física ou jurídica, diminuindo os riscos de fraudes em transações financeiras e comerciais. Este serviço é oferecido em cumprimento da Resolução nº 3.972, do Banco Central do Brasil.

O serviço oferecido pelo site Cheque Legal é gratuito e pode ser utilizando por qualquer pessoa física ou empresa.

Utilizando este serviço é possível realizar uma consulta sobre a situação física de um determinado cheque. Com isso você será informado se o cheque em questão se encontrar nas seguintes situações: Cheque sustado, bloqueado, cancelado, extraviado, furtado ou roubado, destruído, dentre outras ocorrências referentes à situação da conta corrente do emissor como, conta corrente encerrada ou cancelada.

Como Consultar um Cheque no site Cheque Legal

Para realizar a consulta de um cheque utilizando os serviços oferecidos pelo site Cheque – Legal, você deverá acessar o endereço (https://www.chequelegal.com.br/) e clicar no menu “Consulta Cheque”, em seguida é só preencher os campos em azul com as informações contidas no cheque: CPF/CNPJ e o código CMC7, que fica localizado no rodapé do cheque.

Além disso, é necessário informar o CPF/CNPJ de quem está realizando a consulta, concordar com os termos de utilização do serviço e digitar o código de confirmação.

Cheque Legal

Consultando o Cheque (Imagem: Divulgação)

As informações provenientes da consulta, são referentes à situação física do cheque na data e horário da ultima atualização informada pela instituição financeira emissora do cheque. Com isso, pode ocorrer, em alguns casos, uma defasagem nas informações. Vale lembrar que, este serviço não fornece informações referentes ao saldo/fundos da conta corrente do emissor do cheque.

Para obter maiores informações sobre o serviço, acesse o site oficial – (https://www.chequelegal.com.br).


Comentários através do Facebook