eTudo Bem Estar Culinária Cachorro Quente

Cachorro Quente - Receita de Hot Dog

Aprenda a fazer Cachorro Quente (Hot Dog) e conheça a origem deste lanche delicioso, que é popular no mundo inteiro, fácil de fazer e impossível de comer um só.

Cachorro Quente

Um dos lanches mais consumidos pelas pessoas e que é muito saboroso é o Cachorro Quente ou Hot Dog. A origem dele não é muito definida e possui 3 variações: Na primeira, um açougueiro que morava em Frankfurt, na Alemanha, em 1852, quis nomear as salsichas que ele fabricava com o nome do cão de estimação, e com os anos o nome teria se adaptado para o que conhecemos hoje.

Na segunda versão da origem, o alemão Charles Feltman foi para os Estados Unidos em 1880 e criou o sanduíche com salsicha, molhos e pão. E na terceira, dizem que nos Estados Unidos, em St. Louis, no ano de 1904, para que os clientes de um homem que vendia salsichas não queimassem as mãos, ele emprestava as luvas que não eram devolvidas, o padeiro que era seu cunhado deu a idéia de colocar a salsicha no pão e assim foi originado como é consumido até hoje em dia.

Esse lanche é típico nos Estados Unidos, e lá é muito comum o consumo, porém, lá no exterior o lanche possui um molho diferente do que consumimos aqui no nosso país, é um molho agridoce. Os ingredientes também são diferentes, são colocados picles feito com catchup, mostarda e pepino.

A origem do Cachorro Quente no Brasil

Aqui no nosso país, o Hot Dog foi lançando no bairro da Cinelândia, no Rio de Janeiro, mais ou menos no ano de 1926, mas só depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945, que teve a influência dos americanos e passou a ser mais consumido em todo o país.

Cachorro Quente

Hot Dog (foto: Reprodução)

Em cada região aqui no Brasil, o Hot Dog é feito com ingredientes um pouco diferentes e não é tão comum o picles, algo que é muito consumido nos Estados Unidos. No Estado de Minas Gerais é consumido com purê de batata e molho de tomate, em São Paulo é comum ser consumido junto com purê de batata, na Paraíba eles colocam verduras picadas e carne moída, no Rio de Janeiro é colocado ovo de codorna e em Santa Catarina é comum colocarem chucrute.

Mas no geral, os ingredientes mais utilizados em seu preparo são: batata palha, maionese, catchup, mostarda, purê de batata, milho, ervilha e molho de tomate.

A função do Purê de Batata

O purê de batata no Hot Dog deixa o lanche mais gostoso, porém, existe um propósito para a adição do purê de batata. O purê serve para dar uma cimentada nos ingredientes, desta forma, você pode colocar tudo que tem direito e comer sem o risco dos ingredientes caírem em sua roupa.

Receita de Cachorro Quente (Hot Dog)

Cachorro Quente

Ingredientes

  • Molho de tomate
  • Pães
  • Salsichas
  • Batata palha
  • Maionese
  • Catchup
  • Mostarda
  • Milho
  • Ervilha

Como fazer

Parta o pão ao meio sem deixar que as 2 metades de separem. É necessária a mesma quantidade de salsichas e de pães, caso for colocar a salsicha inteira, se for picada e junto com o molho pode ser outra quantidade.

Misture o milho e a ervilha no molho de tomate quente e passe no pão, no lugar do molho pode ser passado purê de batata ou maionese. Coloque a salsicha, batata palha e feche. Por cima coloque a maionese, catchup e mostarda. Se preferir pode colocar o milho e ervilha sem estarem misturados no molho.


Comentários através do Facebook