Emprego

Vagas no Ciee para Jovem Aprendiz e estágio em Brasília

Vagas no Ciee para Jovem Aprendiz e estágio em Brasília

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) abriu vagas para estágio e para o programa Jovem Aprendiz em Brasília.

Administração, ciências contábeis, engenharia elétrica e radiologia são algumas das áreas contempladas para os estagiários. Já para os aprendizes há 17 vagas com bolsa auxílio, tendo o candidato que passar pelo processo seletivo e estar de acordo com alguns requisitos como escolaridade e idade.

O programa de aprendizes do CIEE tem o objetivo de ajudar adolescentes e jovens que querem se inserir no mercado de trabalho. Ele contempla aqueles com idade entre 14 a 24 anos, oferecendo, além da oportunidade do primeiro emprego, também a chance de adquirirem experiência numa grande empresa.

Além disso, o Jovem Aprendiz CIEE concede muitos benefícios para os participantes, tais como: salário de acordo com as horas trabalhadas, carteira de trabalho assinada, férias, 13º salário e muito mais.

O que é o CIEE?

O CIEE é definido como uma entidade de assistência social, sendo uma associação sem fins lucrativos. 

Essa entidade utiliza variados programas para capacitar adolescentes e jovens, possibilitando uma introdução adequada ao mercado de trabalho. O CIEE costuma utilizar, com responsabilidade social e de forma sustentável, programas como estágio e também o Jovem Aprendiz para isso.

A empresa ainda promove vários projetos para a sociedade, tais como a criação dos Espaços de Cidadania do CIEE, os quais são destinados a oferecer um serviço de convivência, além de fortalecer a interação para aqueles vulneráveis socialmente.

Jovens e adolescentes são beneficiados pelas ações do CIEE, qual disponibiliza programas e mais benefícios, tudo de forma gratuita. E essa instituição é mantida por doações de empresas e de órgãos públicos.

Mais de 40 mil pessoas com deficiência já foram beneficiadas pelos programas dessa instituição. E ela ainda conta com mais de 35 mil empresas conveniadas. o trabalho que ela presta é essencial para a sociedade.

Sobre o Jovem Aprendiz 

O Jovem Aprendiz é um programa amparado pela Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), de 19 de dezembro de 2000, e regulamentado pelo Decreto Nº 9.579/2018.

Esse programa contempla aqueles com idade entre 14 a 24 anos, sendo que no caso de pessoas com deficiência não há limite de idade.

A legislação determina que as empresas devem destinar entre 5% a 15% das suas vagas de emprego para aprendizes. Mas isso é obrigatório apenas para empresas de médio e de grande porte. Para empresas de pequeno porte, esse tipo de contratação é facultativo.

O candidato selecionado pelo programa recebe treinamento que pode durar até 2 anos, tempo também do contrato de trabalho. Assim, ele terá experiência prática e teórica, por meio do comparecimento as aulas teóricas na instituição determinada. E há chances de ser efetivado na empresa.

A inscrição no programa é gratuita, assim como o curso de formação ofertado e a certificação que o candidato recebe.

Os jovens que forem selecionados contarão ainda com muitos benefícios, tais como:

– Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

– Férias que devem coincidir com as férias escolares;

– Vale refeição;

– Vale transporte;

– Assistência médica;

– E muito mais.

Já para o estágio, as vagas ofertadas são para atuar em empresas públicas, privadas e também em instituições de ensino.

Programa Jovem Aprendiz CIEE

O programa Jovem Aprendiz CIEE é ofertado especialmente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, contudo há vagas para todos.

De preferência, as vagas também são voltadas para os estudantes da rede pública de ensino.

Os jovens que tinham dificuldades em encontrar oportunidades de emprego agora podem não apenas conseguir o primeiro emprego, como também ter acesso a uma vaga com carteira assinada numa empresa reconhecida nacionalmente.

Com a ajuda do programa, esses jovens obtém a qualificação que precisam para estarem aptos para o mercado de trabalho. Os jovens aprenderão como é o dia a dia num ambiente empresarial, adquirindo experiência para saber como tomar decisões e executar bem as suas funções.

Ao longo de todo o processo, os aprendizes são estimulados a se superarem, adquirindo conhecimento e desenvolvendo habilidades e competências essenciais para a atuação na função para o qual foram destinados, assim como para a sua carreira profissional.

Com isso, o jovem na condição de aprendiz conclui o programa preparado para encarar o mercado de trabalho e para disputar por igual com outros profissionais, uma vez que obteve experiência prática e teoria, necessárias para isso.

Para obter mais informações sobre o Jovem Aprendiz CIEE, o interessado terá que acessar o seguinte endereço: https://portal.ciee.org.br/para-voce/jovem-aprendiz-ciee/aprendiz/

É também pelo endereço acima que se pode realizar a sua inscrição. Informe todos os seus dados pessoais solicitados, devendo os mesmos estarem atualizados, ainda mais dados como telefone e endereço de e-mail, pois é por meio desses que a empresa entrará em contato.

Documentos necessários para sua inscrição no programa Jovem Aprendiz da CIEE

Quem quiser se inscrever para uma das vagas como aprendiz deve dispor dos seguintes documentos:

– Carteira de identidade;

– CPF;

– Comprovante de residência (devendo ter nele o CEP);

– Atestado de frequência escolar da instituição de ensino onde estuda ou estudava (deve estar cursando o ensino fundamental ou médio ou ter concluído os estudos); 

– E também deve apresentar a declaração de escolaridade.

As vagas disponibilizadas são para distintos locais como Lago Sul, Jardim Califórnia, Asa Sul, Taguatinga, Lago Azul, entre outros. Mais informações estarão disponíveis no site da CIEE.

O Jovem Aprendiz CIEE ainda possui todos os recursos essenciais para que pessoas com deficiência sejam atendidas devidamente. E fazer sendo seu cadastro no site será possível ter acesso a vagas que sejam de acordo com o seu perfil.

Cursos disponibilizados para os jovens pelo programa 

O Jovem Aprendiz CIEE oferecerá os seguintes cursos para capacitação dos inscritos no programa:

– Arco Bancário Adolescente;

– Arco Bancário Jovem;

– Arco Administrativo;

– Ocupações Administrativas;

– Arco em Ocupações Agrícolas;

– Assistente Administrativo Rural;

– Mecanização Agrícola;

– Indústria da Carne;

– Auxiliar de Alimentação;

– Comércio e Varejo;

– Auxiliar de Produção;

– Auxiliar de Logística;

– Operador de Telemarketing;

– Operador de Suporte, Hardware, Software e Redes.

O contrato de trabalho como aprendiz nessa empresa tem duração de 11 a 23 meses. Essa duração dependerá de fatores como carga horária para a função e o curso que o aprendiz terá que participar.

Share
Published by
Luciano M.B

Recent Posts

FGTS futuro para o Casa Verde e Amarela: como funcionará?

O FGTS futuro poderá ser usado para a aquisição de imóveis pelo Casa Verde e…

300 vagas de cursos gratuitos no SESI-PE

O SESI-PE abriu 300 vagas de cursos gratuitos para qualificação profissional. E aqui nós mostramos…

FFLCH abre vagas gratuitas para cursos de inverno na USP

A USP está oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas para cursos de inverno em…

Vagas abertas para o curso Técnico em Recursos Humanos do SENAC

O mercado de trabalho oferece muitas oportunidades para quem fizer o curso Técnico em Recursos…

Como se inscrever no curso de corte e costura SENAC

Quem tem interesse pela área da costura poderá inscrever-se para uma das vagas do curso…

SENAC abre vagas gratuitas para curso de técnico em informática

O SENAC está com vagas gratuitas para o curso de técnico em informática e aqui…