Cursos

Fundamentos básicos para a criação de negócios – Aprenda como fazer

Tem uma ideia, uma habilidade, sabe que quer ter seu negócio próprio, e não sabe por onde começar? Acredite, essa questão está acima de todos os princípio de atividades profissionais.

O melhor e mais adaptável caminho para tornar essa situação uma realidade é buscando aperfeiçoamento profissional.

E isso você encontrará estudando, primeiramente sobre seus objetivos, em seguida sobre como iniciar o seu negócios, estudando sobre os riscos que podem trazer essas atividades para sua vida profissional e financeira, enfim estudando!

O SONHO

Certamente você já se pegou sonhando com sua empresa em uma condição financeira favorável, e você está agora desfrutando junto de sua família e amigos os benefícios materiais e financeiros que esta empresa te trouxe, certo?

Pois bem, para que isso tudo aconteça você percorreu alguns caminhos para fazer desse sonho uma realidade. E quais caminhos foram esses?

Lá atras quando teve a ideia de iniciar o seu negócio, você buscou profissionalizar-se para entender sobre onde gostaria de atuar profissionalmente, e então estudou, se formou e teve oportunidades de ter uma prévia experiencia profissional, ou seja, um estágio para saber se era realmente essa a profissão que iria fazer diferença na sua vida.

Depois disso, você procurou por empresas que o auxiliassem a formalizar o seu negócio, e dentro dessas empresas podemos citar, escritórios de contabilidade, trabalhadores braçais, fornecedores de matérias-primas, todos aliados a fazer sua empresa e seu negócio funcionar.

Depois procurou por serviços de advogados para homologar contratos com sócios, ou até mesmo para locar um prédio comercial onde seu negócio vai atuar.

Percebe-se que todo esse caminho demandou tempo, investimento financeiro, riscos, terceirização de serviços, e sobretudo empenho em fazer acontecer.

Porém desde o início quando teve a ideia de buscar uma profissão você já havia sonhado em desfrutar dos benefícios da sua empresa, você  vem traçando os caminhos que deverá percorrer até que atinja o seu objetivo.

Isso chama-se plano de negócios.

NEGÓCIOS

Oque você entende como negócio? Negócio é tudo aquilo que agrega valor comercial e pode ser tratado como assunto financeiro, empresarial ou de caráter pessoal.

 Atualmente há empresas que podem auxiliá-lo na criação do seu negócio, te direcionando e te instruindo sobre as condições que devem ser atribuídas a suas ideias e como empreendedor.

Estudar o mercado que vai atuar é o princípio básico para a ideia de um negócio, que pode ser aceito depois que tiver conhecimentos do público-alvo.

Considere primeiramente seus fornecedores, o local onde vai estar sua empresa, quem serão seus clientes, quais ajudas e parceiras terá que estabelecer, qual investimento inicial para fazer acontecer.

Depois procure saber qual será a margem de lucro que irá aplicar sobre os seus produtos ou serviços. Isso antes mesmo de fechar qualquer contrato.

Levantando essas informações você terá claramente uma visão doque pode se tornar o seu negócio, e então pensar em expandir. 

Todas essas informações estão dentro do primeiro tópico citado neste artigo, estudo.

PARCERIAS NECESSÁRIAS

Se a ideia é abrir um estabelecimento comercial, procure informações e instruções necessárias para que não tenha problemas futuros acarretados por desinformação.

A responsabilidade do que se comercializa é inteiramente do fornecedor final do produto, sendo assim previna-se desse tipo de situação.

Um outro exemplo são as parcerias claras e fiéis com seus fornecedores.

Um bom exemplo disso é uma casa de ração animal. Você abriu sua casa de ração e adquiriu determinada quantidade de ração animal, porém é um negócio novo, e muitos clientes não conhecem ou não dão credibilidade a ele, e  por isso não conseguiu vender o montante, até o prazo de validade do produto.

Muitas empresas oferecem parcerias de exclusividade, garantindo a qualidade e a troca dos produtos em eventuais caso. Portanto esses fornecedores não querem ficar no prejuízo, pois certamente uma devolução acarreta prejuízo.

Sendo assim, oferecem campanhas de marketing para disseminar essas mercadorias, e quem ganha é o proprietário da empresa, que se valerá das campanhas para promover seus negócios.

Mas  para isso, é necessário que haja investimento, por isso a importância de estar preparado financeiramente para iniciar o seu negócio.

Percebe que todas as ações deste exemplo estão ligada, e partem inicialmente do proprietário do negócio.

CONCLUINDO

Estude sobre o seu potencial e o quanto terá que se doar para alcançar o seu objetivo, e ainda  o quanto vai te custar abrir um negócio.

Faça investimentos  parcerias de segurança, antes de fechar qualquer contrato, procure informações sobe a empresa que está se dispondo a atuar contigo nessa jornada.

Consulte os seus respectivos CNPJ, e ainda peça referencias sobre serviços e produtos ofertados a você, não tenha vergonha e nem se intimide por desconfiar, afinal você é novo nos negócios.

Vale enfatizar que à medida que crescem as empresas sem informação necessária os riscos de serem atraídas por golpes são grandes, o que pode tornar o seu grande sonho em um terrível pesadelo. 

Share
Published by
Editor

Recent Posts

FGTS futuro para o Casa Verde e Amarela: como funcionará?

O FGTS futuro poderá ser usado para a aquisição de imóveis pelo Casa Verde e…

300 vagas de cursos gratuitos no SESI-PE

O SESI-PE abriu 300 vagas de cursos gratuitos para qualificação profissional. E aqui nós mostramos…

FFLCH abre vagas gratuitas para cursos de inverno na USP

A USP está oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas para cursos de inverno em…

Vagas abertas para o curso Técnico em Recursos Humanos do SENAC

O mercado de trabalho oferece muitas oportunidades para quem fizer o curso Técnico em Recursos…

Como se inscrever no curso de corte e costura SENAC

Quem tem interesse pela área da costura poderá inscrever-se para uma das vagas do curso…

SENAC abre vagas gratuitas para curso de técnico em informática

O SENAC está com vagas gratuitas para o curso de técnico em informática e aqui…