Cursos

Como se inscrever no curso de corte e costura SENAC

Quem tem interesse pela área da costura poderá inscrever-se para uma das vagas do curso de corte e costura SENAC. As vagas estão abertas, mas é necessário verificar se há disponibilidade na unidade da instituição da sua região.

Temos mais informações sobre o curso, requisitos, vagas e como fazer a inscrição a seguir.

Curso de corte e costura SENAC

Reformas, confecção de peças e outros, as possibilidades ao realizar esse curso são muitas. E há como atuar em empresas ou prestar seus serviços diretamente para o cliente.

O curso de corte e costura é estruturado de modo a proporcionar um aprendizado gradual e consistente, aliando teoria e prática. Ao todo, são 120 horas de aula mostrando técnicas de modelagem, corte, costura, acabamentos e mais.

Além disso, o aluno aprende a usar moldes prontos para a confecção de peças variadas, como fazer uso dos princípios da ergonomia, aprender sobre o uso da máquina de costura, além de outros equipamentos e acessórios essenciais.

Haverá também instruções sobre o ajuste de peças com alinhavo, realização de acabamento e mais.

O curso traz realmente um conteúdo completo, que deixará o aluno pronto para realizar os mais variados trabalhos em corte e costura.

Sobre o mercado de corte e costura

Uma costureira ou costureiro pode fornecer seus serviços e produtos tanto para o consumidor final, empreendendo com um negócio próprio ou serviços como freelancer, como pode também fechar parceria com lojas ou, ainda, ser um contratado de uma empresa de confecção.

A demanda por serviços desse tipo é sempre alta em diversos períodos do ano e em qualquer local. Isso ajuda a mostrar como pode ser uma oportunidade lucrativa investir nessa formação se você gosta da área da costura.

Por isso é importante também saber se é esse o curso que você quer fazer, sendo que no SENAC existem cursos em muitas áreas.

Comece anotando seus interesses e suas habilidades, depois disso vá filtrando até chegar no que você mais se identifica. Isso te ajudará a saber se a carreira na área da costura é a ideal para si.

Quem pode fazer o curso de corte e costura do SENAC?

Qualquer pessoa pode fazer esse curso na instituição, mas existem alguns requisitos para cumprir se quiser ter sua inscrição aceita, sendo esses:

–  É necessário ter uma idade mínima de 16 anos;

– Também é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental.

Quem estiver de acordo com esses requisitos pode realizar uma aplicação para uma das vagas, inclusive uma vaga gratuita, sobre a qual falaremos ainda aqui.

O curso é geralmente na modalidade livre, fazendo também parte do curso técnico de Estilismo e Coordenação de Moda. Nesse caso, se o aluno concluir esse curso livre e quiser depois realizar o técnico, então essa carga horária não precisaria ser cumprida.

É importante saber sobre isso

Se há um curso disponível numa das unidades do SENAC, isso não significa necessariamente que outras unidades também o terão.

O que isso quer dizer é que talvez o curso de corte e costura SENAC esteja disponível na unidade do Paraná, mas não esteja em São Paulo, por exemplo.

Apesar do SENAC ser uma instituição a nível nacional, com um sistema de ensino padronizado, cada uma das unidades pode atuar de forma mais independente da questão dos cursos oferecidos. Por isso é importante se informar sobre essa disponibilidade.

Como é feita a inscrição no curso

O curso de corte e costura SENAC libera vagas todos os anos, mas é importante primeiro saber se esse curso está disponível na unidade da instituição escolhida.

Visite o site da instituição do seu estado para saber mais sobre a disponibilidade do curso e vagas.

Sobre a inscrição no curso, ela acontece online, também pelo site do SENAC. Para isso basta seguir esse endereço: https://www.senac.br/

Nesse site, siga até “Unidades” e escolha sua região e depois seu estado. Com isso o site nacional te direcionará para o site do seu estado, podendo você conferir os cursos disponíveis e informações sobre matrícula e vagas.

Quando estiver no site do SENAC do seu estado, siga para “cursos” e busque pelo curso de corte e costura. Ali serão mostradas as unidades no seu estado onde o curso é oferecido.

Na página do curso estarão informações sobre vagas, horários, endereço e outras coisas.

Quando fizer sua inscrição, será necessário apresentar dados como: nome, e-mail, RG, CPF, endereço, telefone e mais.

Com isso em mãos será possível realizar seu cadastro. Lembre-se que nesse curso você precisará ainda apresentar um documento que comprove que está estudando ou concluiu o Ensino Fundamental.

Materiais necessários

Há uma lista de materiais que o aluno terá que adquirir para começar as aulas, mas é necessário se informar diretamente com a unidade da sua região, uma vez que esses podem variar. Entretanto, normalmente se pede:

– Agulha de mão e agulha de máquina para costura;

– Alfinetes;

– Alicate de pique;

– Bobina plástica para máquina de costura doméstica;

– Botões;

– Carretilha;

– Cola branca;

– Colchete de gancho;

– Desmanchador de costura;

– Entretela colante;

– Esquadro;

– Fita métrica;

– Furador;

– Giz de alfaiate;

– Guia de costura;

– Lapiseira;

– Linhas de costura coloridas;

– Régua curva de quadril;

Vaga gratuita no SENAC

O Programa SENAC de Gratuidade (PSG) fornece a um determinado público a oportunidade de estudar na instituição sem ter que pagar nada.

Através de uma bolsa de estudos, você pode concluir sua formação na área desejada e sair de lá pronto para encarar o mercado de trabalho.

O público para o qual esse programa é destinado é o seguinte:

– Aqueles que são de baixa renda;

– Que não tenham vínculo algum com o SENAC (não trabalhem lá, por exemplo);

– Os que não possuem nenhuma outra bolsa de estudo (nem mesmo na instituição).

Além do que, é necessário estar de acordo com os requisitos determinado para estudar na instituição, tal como anteriormente citado.

Essa é a oportunidade de conseguir sua qualificação profissional e aumentar suas chances de conseguir um bom emprego na área ou conseguir empreender, já que o curso também traz noções sobre gestão de um negócio próprio, empreendedorismo, etc.

Share
Published by
Editor

Recent Posts

SENAC abre vagas gratuitas para curso de técnico em informática

O SENAC está com vagas gratuitas para o curso de técnico em informática e aqui…

Inscrições gratuitas para o curso de fotografia SENAC

O curso de fotografia SENAC está com as inscrições abertas e oferece vagas gratuitas. Mas…

Ganhar dinheiro com jogos: melhores apps de 2022

Quem costuma passar as horas livres jogando com seu celular, gostará de conhecer esses apps…

Fundamentos básicos para a criação de negócios – Aprenda como fazer

Tem uma ideia, uma habilidade, sabe que quer ter seu negócio próprio, e não sabe…

Aprenda a Despertar Comportamentos Empreendedores

O comportamento empreendedor pode ser despertado por gatilhos mentais ou por necessidade profissional. Todo aquele…

Comercialização e Distribuição Para o Audiovisual – Veja Como Se Profissionalizar

Os telespectadores e amantes de cinema, talvez não tenham ideia da quantidade filmes produzidos e…