Cursos

Aprenda a Despertar Comportamentos Empreendedores

O comportamento empreendedor pode ser despertado por gatilhos mentais ou por necessidade profissional.

Todo aquele que tem ideias e habilidades para exercê-las, ou então enxerga oportunidades de negócios em atividades julgadas como corriqueiras, pode se considerar um empreendedor.

A ideia de empreender vem da vontade de fazer algo que o traga satisfação pessoal e profissional, aliando a elas renda.

Muitas pessoas despertam comportamento empreendedor a partir de uma necessidade financeira, e tornam-se amantes da nova profissão.

Seja um artesão, um operador de empilhadeiras e até mesmo uma diarista, são consideradas empreendedores pois exercem suas funções sem comprometimento com empresas e contratos CLT.

COMPORTAMENTOS EMPREENDORES

Não há caminho mágico para tornar uma pessoa empreendedora, portanto você pode identificar uma habilidade sua e torná-la rentável.

Isso é empreender.

Gosta de estudar? Já pensou na possibilidade de dar aulas particulares? Crianças com faixa etária de 6 a 10 anos, foram altamente prejudicadas com a falta de aulas provocada pela pandemia do coronavírus.

Essas crianças estão apresentando dificuldade em acompanhar o processo de retomada a aulas pós pandemia (embora ela ainda não tenha acabado), e seus pais estão atrelados as suas profissões para garantir sustento da família.

É aí que entra a visão empreendedora, dar aulas particulares, seria um meio rentável, e talvez faça você despertar o interesse em seguir com a profissão, buscando qualificação para atuar profissionalmente, ou até mesmo montar uma escola de ajuda infantil! Expandir!

Gosta de animais? Você sabia que tem pessoas que pagam para outras passear e até posar com pets? Já pensou em ganhar dinheiro, enquanto faz um atividade que te traga satisfação pessoal?

Empreender é enxergar nessas simples ações que trazem satisfação pessoal, meios de rentabilidade, buscando profissionalização para expandir.

É visualizar através das necessidades das outra pessoas uma forma de ajudá-las e ganhar dinheiro com isso.

SATISFAÇÃO PESSOAL

Por que satisfação pessoal é a palavra aliada ao empreendedorismo?

Simplesmente porque ninguém consegue empreender em algo que não o faça feliz e traga satisfação em exercer determinada atividade.

A satisfação pessoal de exercer uma atividade mesmo que rentável, o fará suportar todo e qualquer processo para adquirir sucesso nessa atividade. Por isso para você empreender deve ser com algo que te traga satisfação e prosperidade.

Empreender em um país cujo impostos somam bem mais que os lucros, não é uma função simples. Porém pode ser facilmente desempenhada, se oque estiver fazendo te traga mais satisfação do que ambição de tornar aquilo altamente tentável.

EMPREEDER POR NECESSIDADE

Esse situação nos apresenta duas oportunidades.

A primeira oportunidade, é você estar desempregado, não conseguir algo na sua área de atuação, e então ter que fazer algo contra sua vontade pois não há outro meio de trazer renda para sua casa, e então aceita o desafio.

A segunda oportunidade, é você estar desempregado e descobrir  que algo que você já fazia com prazer e satisfação sem ganhar nenhum real por isso, pode se tornar sua nova profissão, e então decide trilhar esse caminho e fazer de suas habilidades um grande sucesso profissional.

Nas duas situações,  a pessoa em questão tem oportunidades de mudanças, e estão nas mesmas condições profissionais, ou seja, desempregadas e vão empreender por necessidade.

A diferença é o peso que cada uma delas terá que colocar sobre seus ombros para desenvolver essas atividades.

FINANÇAS EMPREENDEORAS

Grandes empresas partiram de pequenas ideias, e se tornaram mundialmente conhecidas pois tiveram uma base financeira sólida para irem tão longe.

Isso quer dizer que quando se tem uma ideia e a coloca em prática, e consequentemente essa ideia te traz renda, é necessário que você faça investimentos para ir além, claro se esse for o seu objetivo.

Portanto, antes de iniciar algum investimento, faça um estudo de mercado, com perguntas pequenas para você mesmo.

Inicie esse processo se perguntando onde quer estar com seus negócios a curto, médio e longo prazo. E quais os caminhos terá que trilhar para alcançar esses objetivos.

CONCLUSÃO SOBRE SE TORNAR UM BOM EMPREENDEDOR

Faça um mapeamento desse projeto e o siga a risca. Analise os riscos principalmente financeiros e continue caminhando, que certamente alcançará seus objetivos.

Formalizar sua empresa, é algo que com certeza te trará uma segurança., portanto Informe-se sobre qual a posição da sua empresa, em que categoria ela pode se encaixar, faça seu castor como Microempreendedor Individual (MEI), e comece a prestar os seus serviços oferecendo notas fiscais pelos trabalhos executados, ou produtos vendidos.

Essas atitudes podem trazer benefícios bancários, pois ao formalizar sua empresa e oferecer notas fiscais, você tem um meio de provar o quanto ela está te trazendo lucro financeiro, e então buscar investimento com condições favoráveis ao seu bolso.

E para finalizar profissionalize-se. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem muitos cursos de aperfeiçoamento profissional que podem ser realizado a distância, e o melhor sem custo algum!

Informe-se no site www.sebrae.org.br

Share
Published by
Editor

Recent Posts

FGTS futuro para o Casa Verde e Amarela: como funcionará?

O FGTS futuro poderá ser usado para a aquisição de imóveis pelo Casa Verde e…

300 vagas de cursos gratuitos no SESI-PE

O SESI-PE abriu 300 vagas de cursos gratuitos para qualificação profissional. E aqui nós mostramos…

FFLCH abre vagas gratuitas para cursos de inverno na USP

A USP está oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas para cursos de inverno em…

Vagas abertas para o curso Técnico em Recursos Humanos do SENAC

O mercado de trabalho oferece muitas oportunidades para quem fizer o curso Técnico em Recursos…

Como se inscrever no curso de corte e costura SENAC

Quem tem interesse pela área da costura poderá inscrever-se para uma das vagas do curso…

SENAC abre vagas gratuitas para curso de técnico em informática

O SENAC está com vagas gratuitas para o curso de técnico em informática e aqui…