eTudo Saúde Condicionamento Físico Treino de Hipertrofia

Treino de Hipertrofia Muscular

O treino de hipertrofia muscular se destina ao praticante de musculação que tem como objetivo aumentar a massa muscular. Confira algumas dicas para obter melhores resultados em seu treino.

Treino de Hipertrofia

Para os praticantes de musculação que desejam ganhar massa muscular, o treino indicado é o de hipertrofia muscular, que consiste em um treino com maior carga e menos repetições. Mas além da série de exercícios destinada a cada grupo muscular, para obter um melhor resultado, é importante seguir algumas dicas básicas que, muitas vezes, os iniciantes desconhecem ou não dão a importância devida.

Progressão de Carga

Algo muito importante no treino de hipertrofia muscular é a progressão de carga, ou seja, você não pode se acomodar. Sempre que possível, aumente a carga, tente se superar. Como diz o ditado: “No Pain, No Gain!”. O aumento progressivo da carga é importante para o ganho de força e adaptação muscular. Se você achar que consegue aumentar a carga no próximo treino, faça isso. O ideal é aumentar de cinco em cinco quilos até encontrar o seu limite. Não existe uma regra, o importante é aumentar quando você sentir que a carga atual está fácil demais.

Descanso Muscular

Outro ponto importante é o descanso muscular. Na hora do treino, é importante fazer intervalos de 1 a 2 minutos entre cada fase da série. Além disso, se você malhou um determinado grupo muscular hoje, amanhã malhe outro grupo, pois este descanso é o que vai ajudar no crescimento. Não adianta querer malhar supino todos os dias.

Postura e Realização do Movimento

A postura ideal e a realização do movimento de forma correta é um fator fundamental na musculação. A postura ideal evita ter problemas de coluna e diminui o risco de lesões. Executar o movimento de forma correta é importante para maximizar o desempenho do seu treino. A velocidade do movimento colabora com a postura e a execução do movimento. Tente fazer a repetição lentamente, desta forma, você exigirá mais do músculo e terá um melhor aproveitamento.

Alimentação Balanceada

Para ganhar massa muscular, além do treino, é importante se alimentar bem. Uma alimentação saudável e balanceada fará toda a diferença. O ideal é procurar um nutricionista, pois existem dietas específicas para o treino de hipotrofia. A alimentação correta no pré-treino ou no pós-treino pode ajudar no crescimento muscular ao evitar o catabolismo.

Além das dicas acima, lembre-se de se aquecer antes do treino e fazer alongamento antes e depois treino. Além de evitar lesões, o músculo alongado e aquecido trabalha muito melhor.


Fundador do site eTudo, aficionado por tecnologia, trabalha com internet desde 1998, desenvolvendo projetos inovadores. No eTudo, além de ser o responsável pela área de TI, atua na produção e revisão de conteúdo, priorizando a qualidade da informação acima de tudo.

Comentários através do Facebook