eTudo Bem Estar Saúde Tratamento para Queloide

Tratamento para Queloide - Como Tratar

A produção de fibras em excesso que ocorre nos queloides deixa a pele enrugada e com aspecto feio podendo trazer traumas para as pessoas dependendo do local onde ela se encontra. Veja como tratar.

Tratamento para Queloide

Para tratar a Queloide,  é preciso primeiro saber o que é. A Queloide é uma cicatriz em alto relevo, que se forma na pele, geralmente, após o ato cirúrgico. As cicatrizes passam por um fenômeno conhecido como hiperplasia, que é o crescimento de forma exagerada na quantidade de células. A produção de fibras em excesso, que ocorre nas queloides, deixa a pele enrugada e com aspecto feio, podendo trazer traumas para as pessoas, dependendo do local onde ela se encontra.

Normalmente, a cicatriz de queloide apresenta aspecto inchado e endurecido na cor rosa e apresenta coceira, às vezes pode apresentar dor no local. Esse tipo de cicatriz pode ocorrer em várias partes do corpo, mas dificilmente aparece nas mãos, pés, axilas ou no couro cabeludo.

Queloide – Tratamento

Hoje em dia, existem inúmeros tratamentos recomendados para queloide, entre os mais procurados estão a radioterapia local, aplicação de placas de silicone, injeções de corticosteróides, fitas oclusivas de corticosteróides, terapia fotodinâmica, criocirurgia, que seria o congelamento do local, cirurgias redutoras, entre outros. Vale lembrar que cada organismo responde de uma maneira singular ao tratamento, portanto, o que pode resolver para um pode não ser bom para outro.

Tratamento para Queloide

Existem inúmeras formas de tratar a queloide. (Imagem: Reprodução)

A escolha do tratamento para queloide vai depender do local e do tamanho que a cicatriz se encontra. Para que os resultados sejam satisfatórios durante o tratamento, é importante ter acompanhamento médico por no mínimo um ano, pois ela corre o risco de voltar. O médico dermatologista é quem vai decidir qual o melhor tratamento, pois cada caso é distinto e é necessário levar em conta também, se a pessoa tem casos em família onde já tenha ocorrido queloide. Os casos hereditários são os mais complicados de resolver, pois correm o risco de voltarem com maior frequência.

Remédios para Queloide

Atualmente, novas drogas estão sendo utilizadas no tratamento de cicatrizes como as queloides, com a finalidade de atingir bons resultados. Elas também são usadas no tratamento de outras doenças, são elas: Interferon-alfa, Bleomicina, 5-fluoracil e ImiquiMob. O tratamento com essas drogas vai depender do médico, se ele aprova ou não, uma vez que os estudos sobre esses medicamentos no tratamento para a cura das queloides ainda não foram concluídos. Em casos mais brandos, alguns médicos podem recomendar a aplicação de uma pomada para queloide, que pode apresentar bons resultados, principalmente quando aplicado logo no início.

Tratamento para Queloide

Antes e depois do tratamento. (Imagem: Reprodução)

Portanto, todo e qualquer tratamento deve ser administrado por um medico Dermatologista, ele vai saber qual o melhor tratamento para cada caso.


Comentários através do Facebook