eTudo Bem Estar Culinária Receita de Strogonoff de Carne

Strogonoff de Carne - Receita

Confira como fazer uma Receita deliciosa de Strogonoff de Carne e conheça a origem e algumas curiosidades sobre esse prato tão gostoso e popular no Brasil.

Receita de Strogonoff de Carne

Strogonoff, cujo nome original é Stroganov é um prato de origem Russa e foi originado no século XIX.


O prato que é feito com cubos de carne e servido junto com um molho de creme de leite, ficou muito conhecido no Brasil, países europeus e norte-americanos. A receita original teve diversas e consideráveis modificações.

A primeira receita de Strogonoff foi feita com cubos de carne em um molho de mostarda, caldo de legumes e uma porção pequena de creme azedo, foi mostrada no livro da chefe de cozinha russa, Elena Molokhovets.

Em 1912 a cebola e tomates foram acrescentados e o prato era servido com batatas-palito, que é uma tradicional decoração para as comidas na Rússia. E os champignons foram incluídos na França.

As receitas australianas e norte-americanas são preparadas com bacon, tiras de bife, cogumelos, cebolas e molho e servem com arroz, nos EUA também pode ser servido com macarrão e na Rússia geralmente é servido com batatas cozidas.

No Brasil o Strogonoff de Carne é um prato popular, pode substituir a carne por camarões ou carne de frango, a característica é o molho feito com creme de leite e molho de tomate e é servido com arroz.

Strogonoff de Carne

IngredientesReceita de Strogonoff de Carne

  • 1 kg de carne (contra-filé, alcatra, filé mignon)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga2 cebolas picadas
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • meia colher (sopa) de sal
  • meia xícara (chá) de conhaque
  • 3 tomates
  • 200 gde champignons em conserva
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de catchup
  • 1 lata de creme de leite

Modo de preparo

  1. Corte a carne em tiras finas, derreta três colheres da manteiga em uma frigideira grande, em fogo alto e em pequenas quantidades vá dourando a carne. Retire a carne da frigideira e reserve.
  2. Coloque mais uma colher de manteiga na frigideira com a cebola e refogue. Acrescente a carne novamente e misture com a pimenta e sal.
  3. Despeje o conhaque e incline um pouco a frigideira para incendiar e flambar a carne até a chama apagar.
  4. Acrescente os champignons fatiados e os tomates picados sem pele e sem semente, mostarda e catchup, misture bem e deixe em fogo baixo por 5 minutos.
  5. Acrescente o creme de leite, misture e desligue antes de ferver.
  6. Sirva o Strogonoff de Carne com batata palha e arroz.

É Editora do site eTudo, onde atua desde sua fundação. Gosta de escrever sobre os assuntos mais variados. Perfeccionista por natureza, está sempre em busca de produzir o melhor conteúdo para nossos leitores.

Comentários através do Facebook