eTudo Notícias Informações SISPASS

SISPASS IBAMA - Cadastro de Criadores de Passeriformes

Saiba como fazer o Cadastro de Criadores de Passeriformes do SISPASS IBAMA.

SISPASS

O Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passiformes que é mais conhecido por Sispass, é o sistema que foi criado pelo Ibama para ajuder e auxiliar as pessoas que desejam criar os pássaros silvestres como aves de estimação, mas para isso, é preciso que o processo em manter a ave seja legal e também é preciso estar dentro das instruções e todas as normas que são exigidas nesse processo de legalização para criar um pássaro silvestre.


Esse serviço do Ibama realiza 80 atendimentos em média por dia e, atualmente, há cadastrado, no sistema, mais de trinta mil criadores de passeriformes. Segundo informações do SISPASS, os pássaros silvestres mais populares que os criadores tem em suas criações como animais de estimação são: o Canário-da-terra, o Coleiro, o Trinca de ferro e o Curió.

SISPASS – Cadastro do Ibama

As pessoas que querem ter um pássaro silvestre para que possa participar de competições de canto, é preciso se cadastrar como “criador amador”. E é essa mesma opção de “criador amador” que servirá para quem irá repassar ou trocar suas aves com outros criadores. Já as pessoas que desejam comercializar as aves, é preciso se cadastrar como “criador comercial”.

Quem deseja ter um pássaro silvestre como animal de estimação precisa, previamente, realizar um cadastro e escolher a opção adequada, informando qual é motivo que se deseja criar essa determinada ave silvestre. Esse cadastro pode ser feito através da internet, através do site do Ibama, como mostrado na imagem abaixo.

SISPASS

Página de cadastro para Pessoa Física (Imagem: Reprodução)

Para realizar o cadastro, acesse a página de cadastro no site do IBAMA (http://servicos.ibama.gov.br/cadastro), escolha se é cadastro de pessoa física ou pessoa jurídica e informe todos os dados necessários. Depois de preencher o cadastro online, é necessário fazer a homologação dos dados e emitir a licença de Criador de Passeriformes, isso é feito nas unidades do Ibama.

No site oficial do IBAMA (www.ibama.gov.br/sispass), é possível obter maiores informações sobre como ter um Pássaro Silvestre de forma legalizada, além de outras informações referentes ao cadastro.


Comentários através do Facebook