eTudo Notícias Dicas Restituição do IRPF 2012

Restituição do IRPF 2012 – Consulta

Restituição do IRPF 2012: Saiba o que é Restituição do Imposto de Renda e confira as datas para o pagamento da restituição do ano de 2012.

Restituição do IRPF 2012

Todos os anos,  as pessoas necessitam de fazer a Declaração do Imposto de Renda, que é algo  obrigatório no Brasil. Para quem ainda não declarou o IRPF ou só fez uma vez, no ano passado, talvez ainda não saiba da existência da Restituição do Imposto de Renda ou como funciona.

A Restituição do Imposto de Renda é o valor que é devolvido, referente ao excedente do valor que foi declarado no imposto de renda. Os valores que são abatidos do imposto de renda são os gastos relacionados com dependentes, despesas com saúde e educação.

Se durante todo o ano a pessoa pagar a mais do que era devido no cálculo do imposto de renda, a Receita Federal vai restituir o valor total excedente, que será depositando em uma conta corrente informada pelo contribuinte, em sua declaração.

O tempo que irá demorar em haver essa restituição dependerá de quando o imposto foi declarado, o quanto antes à pessoa declarar o imposto, mais rápido a Receita Federal irá restituir.

Na declaração do imposto de renda são usados documentos com as dívidas e bens do ano anterior, despesas com educação, saúde, venda dos bens, entre outros.

Consultar Restituição do Imposto de Renda 2012

Entrando no site da Receita Federal dá para fazer uma consulta e obter informações referentes a Restituição do IRPF 2012. Através da consulta, o contribuinte será informado se terá direito a restituição, qual será o lote e quanto tem a receber.

Para realizar a consulta, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal no Seguinte endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp, em seguida deverá informar o CPF, selecionar o ano de 2012 e informar os 4 dígitos do código de verificação.

Esse ano de 2012 a restituição começará no dia 15 de junho. Confira abaixo, as datas dos lotes de pagamento das restituições de 2012:

  • 1º lote – 15 de junho
  • 2º lote – 16 de julho
  • 3º lote – 15 de agosto
  • 4º lote – 17 de setembro
  • 5º lote – 15 de outubro
  • 6º lote – 16 de novembro
  • 7º lote – 17 de dezembro

É Editora do site eTudo, onde atua desde sua fundação. Gosta de escrever sobre os assuntos mais variados. Perfeccionista por natureza, está sempre em busca de produzir o melhor conteúdo para nossos leitores.

Comentários através do Facebook