eTudo Bem Estar Culinária Receita de Bolo de Laranja

Bolo de Laranja - Receita com Calda

Receita de Bolo de Laranja: Um dos bolos mais saborosos é o Bolo de Laranja. Além de gostoso, o Bolo de Laranja é nutritivo e sua massa é rica em vitamina C.

Receita de Bolo de Laranja

Bolos sempre nos faz pensar em festas de aniversários, recepções, comemorações, reuniões com amigos, é diferente dos doces em geral, biscoitos que são mais comuns no nosso dia-a-dia.

Antigamente todos os doces feitos em assadeiras e que fossem no formato redondos, eram considerados bolos, porque o nome bolo vem da palavra bola desde a época do império romano. Com o tempo os bolos foram mudando os formatos com a necessidade das decorações.

É muito provável que o bolo tenha se originado a partir das tortas, pois eles são sempre macios e com uma pequena camada de massa.
Os bolos passaram a ser prato principal, ser mais a atração nas refeições na época renascentista por causa dos luxuosos banquetes. Um tempo depois eles passaram a ser enfeitados com glacê de açúcar, amêndoas, frutas cristalizadas, raminhos de alecrim e divididos em partes, com recheios, caldas, sabores.

Receita de Bolo de Laranja

Um dos bolos mais saborosos e que é muito comum as pessoas fazerem hoje em dia para situações casuais ou situações mais elaboradas, são os bolos de laranja. Eles são muitos gostosos e bem nutritivos, por conter bastante vitamina C na laranja.

Bolo de laranja com calda fica com um sabor mais marcante, cítrico e ao mesmo tempo adocicado, sem a calda fica como um bolo comum, com um sabor suave de laranja, um sabor menos evidente, menos cítrico e menos doce também. Todos os dois tipos são saborosos, cada um tem o seu preferido.

No inverno o bolo de laranja pode ser consumido até com chocolate quente, em tempos mais amenos e no verão as pessoas costumam acompanhá-los com refrigerantes, sucos, café e até mesmo leite puro.

Receita de Bolo de Laranja

Receita de bolo de laranja
Ingredientes
Suco de 1 laranja
4 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó

Calda:
Suco de 2 laranjas
6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer o Bolo de Laranja
Bata no liquidificador o suco da laranja, ovos, açúcar e o óleo. Em uma vasilha, misture esse líquido com a farinha, quando estiver homogêneo, coloque o fermento e não mexa muito.
Coloque essa mistura em uma forma untada com óleo, e leve ao forno pré-aquecido. Asse em forno médio, 180 graus por mais ou menos 40 minutos.
Quando o bolo estiver assado, faça alguns furos com garfo ou faca e despeje a calda.

Modo de fazer a calda do Bolo
Misture o suco de 2 laranjas com o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio para apurar. Deixe ferver de 3 a 5 minutos.

Dica: Para deixar o bolo pronto não tão simples, mais bonito, pode polvilhar açúcar de confeiteiro e até colocar sumos de laranja por cima para enfeitá-lo


Comentários através do Facebook