eTudo Bem Estar Culinária Quentão de Vinho – Receita

Quentão de Vinho - Receita de Festa Junina

Veja a Receita de Quentão de Vinho, uma bebida típica das Festas Juninas, que ajuda a esquentar o corpo nas épocas mais frias.

Quentão de Vinho – Receita

O quentão de vinho, também conhecido como vinho quente, é uma bebida que é muito famosa e consumida nas festas junina, é uma bebida tradicional e típica que sempre é servida em quermesses, as festas juninas e julinas.

A origem da palavra é caipira, o quentão esquenta não só pela bebida, cachaça ou vinho, mas por causas das especiarias: gengibre, canela e cravo. A origem da bebida não é muito exata, acreditam que a primeira vez que a receita foi feita foi no interior do Estado de Minas Gerais e do Estado de São Paulo, como meio de aquecer o corpo nas épocas do inverno. O quentão era feito com pinga e especiarias, quando a bebida tornou-se típica nas festas juninas, foram surgindo outras receitas, inclusive com o vinho.

O quentão é sempre associado com as noites frias dessa época, junho e julho que é o inverno no Brasil. Mais ainda na região Sul do nosso país. Porém, por conter muito álcool e açúcar a bebida além de esquentar, possui muitas calorias e pode causar aumento de peso, em média tem 400 calorias um copo com apenas 200ml.

Hoje em dia existem variações da receita dessa famosa bebida, porém a tradicional é feita com água, cachaça, açúcar e especiarias como: gengibre, canela e cravo-da-índia. Em algumas localidades é acrescentada na receita pedaços de frutas, uma fruta muito utilizada é a maçã, acrescentam também limão e laranja enquanto faz o cozimento.

De acordo com a região, mudam-se os ingredientes da receita, no Sudeste e Nordeste é mais comum ser feito com cachaça. A receita tradicional de quentão para os paulistas é com canela em pó, na receita do quentão dos mineiros é utilizada a canela, mas em pau e limão, que são cortados em rodelas e a receita dos gaúchos é com vinho tinto, é conhecido como vinho quente, só não é feito com gengibre e as quantidades dos ingredientes são diferentes.

Receita de Quentão de Vinho

Ingredientes

  • 1 litro de vinho tinto suave
  • 1 1/2 copo de açúcar
  • 1/2 copo de cachaça
  • 1 copo de água (200ml)
  • 2 canela em pau
  • 12 cravo-da-índia
  • 8 rodelas de gengibre

Modo de preparo
Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo, quando começar a ferver, deixe ferver por uns 10 minutos. Espere esfriar um pouco e sirva. A bebida é consumida quente.


Comentários através do Facebook