eTudo Bem Estar Culinária Nega Maluca

Bolo Nega Maluca - Receita, Como Fazer

Saiba como fazer o delicioso Bolo de chocolate, conhecido como Bolo Nega Maluca e saiba a origem da receita e o motivo do bolo ter este nome.

Nega Maluca

O Bolo Nega Maluca que antes era conhecido como “Bolo da Nega Maluca”, é muito conhecido e consumido aqui no nosso país e também em Portugal. O bolo recebeu esse nome, porque era feito na casa de uma família em São Paulo por uma escrava que eles haviam comprado e eles não entendiam o que ela falava. Ela sempre fazia os bolos normais, com a massa branca, mas um dia na década de 40, na época da escravidão, ela deixou cair chocolate e apesar de ter se assustado deu continuidade no bolo e foi aprovado o sabor.

Algumas pessoas diziam e algumas ainda pensam que ele possui esse nome por causa do bolo ser diferente dos tradicionais e possuir a cor escura, porém, é somente por ser inventado por acaso pela escrava e pelo fato dela ter vindo da África, ninguém entendia as coisas que ela dizia por ser de outro idioma e se referiam a ela como Nega Maluca.

Nega Maluca

(Foto: Reprodução)

Com o passar do tempo, foram modificando a receita e acrescentaram a cobertura que é feita como o brigadeiro: leite condensado e chocolate. A massa é igual a dos bolos normais, com os mesmos ingredientes: farinha de trigo, óleo, ovos, açúcar e fermento. Agora que você já conhece a origem deste bolo, aprenda como fazer a receita original do Bolo Nega Maluca.

Nega Maluca

(Foto: Reprodução)

Receita de Bolo Nega Maluca

Ingredientes do bolo

Nega Maluca

  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de água fervente
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes da cobertura

  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • Chocolate granulado

Como fazer o bolo

Misture todos os ingredientes, menos o fermento e mexa bem até ficar uma massa homogênea, em seguida coloque o fermento e apenas misture-o. Coloque a massa em uma forma untada com óleo ou margarina e leve ao forno médio para assar, demora em média 30 minutos.

Como fazer a cobertura

Em uma panela misture o chocolate com o leite condensado, mexa até engrossar, mas não pode engrossar até ficar o ponto de brigadeiro.
Quando o bolo estiver assado, retire da forma, coloque a cobertura e polvilhe o granulado.


É Editora do site eTudo, onde atua desde sua fundação. Gosta de escrever sobre os assuntos mais variados. Perfeccionista por natureza, está sempre em busca de produzir o melhor conteúdo para nossos leitores.

Comentários através do Facebook