eTudo Notícias Carros Muscle Cars Brasileiros

Muscle Cars Brasileiros (Carros Musculosos do Brasil)

Confira quais sãos os principais Muscle Cars Brasileiros, carros clássicos que fizeram muito sucesso nos anos 70 e 80, no Brasil

Muscle Cars Brasileiros

No final da década de 60, os Muscle Cars fizeram muito sucesso, nos Estados Unidos. A indústria automobilística norte-americana criou um seguimento de carros super potentes e robustos, este tipo de carro ficou conhecido como Muscle Cars ou Carros Musculosos, na tradução literal.

O país vinha de um momento forte em sua economia “a era dourada”, e a industria decidiu investir neste seguimento, que era destinados aos pais de família, que desejavam mais emoção ao volante. Estes carros eram dotados de super motores V8, tinham um design esportivo e arrojado, além de pneus largos , que garantiam uma melhor aderência.  A potencia era tanta que bastava pisar fundo no acelerador para o carro arrancar com tudo, porém, era necessária alguma destreza para pilotar este tipo de carro de alto desempenho.

A maioria das grandes marcas como, Chevrolet, Ford e Chrysler tinham seus modelos de carros musculosos. Os modelos da Chrysler estavam entre os mais potentes. O Dodge Dart, por exemplo, foi um dos mais populares da época, inclusive, era fácil ver exemplares deste carro aqui no Brasil, onde a moda também chegou alguns anos mais tarde, nas décadas de 70 e 80.

Muscle Cars Brasileiros

Os Muscle Cars Brasileiros também fizeram história. Carros clássicos como o Opala SS, Dodge Charger R/T, Ford Maverick GT e Puma GTB, eram alguns modelos fabricados no Brasil. Ainda é possível encontrar alguns exemplares rodando por aí, pois estes modelos são bastante procurados por colecionadores ou por quem gosta de fazer customização. A industria automotiva brasileira teve alguns outros modelos, mas os 4 listados acima foram os que se consagraram e estão no topo da lista dos Muscle Cars do Brasil.

Opala SS (Separated Seats)

Muscle Cars Brasileiros

Lançado no ano de 1971, o Opala SS, modelo esportivo do Opala, foi um concorrente de peso no mercado dos Muscle Cars Nacionais, tendo sido considerado um dos carros mais rápidos do Brasil. Além de seu design esportivo e pintura estilizada com faixas pretas no capô e lateral, o acabamento interno era de primeira qualidade, foi o primeiro a ter bancos dianteiros individuais e câmbio de 4 marchas com alavanca no assoalho. Sua potência ficava por conta do motor 4.1 de 6 cilindros em linha, que lhe conferia 140 cavalos de potência. Mais tarde, com o lançamento do motor 250-S, o modelo passou a ter 171 cavalos.

Maverick GT (Grand Turismo)

Muscle Cars Brasileiros

Lançado no Brasil, no ano de 1973, o Ford Maverick era comercializado em 3 versões de acabamento, sendo o GT o modelo top de linha. Com seu motor V8 de 199 cavalos de potência, o Maverick GT era o sonho de consumo de muitos brasileiros, porém, sua edição era limitada e foram vendidas poucas unidades no Brasil. Era um carro cheio de estilo e dotado de muita potência, um verdadeiro Muscle Car, que chamava atenção por onde passava.

Puma GTB (Grand Turismo Brasil)

Muscle Cars Brasileiros

O modelo, fabricado pela Puma Veículos, foi comercializado a partir de 1974. O Puma GTB era considerado o modelo mais esportivo da marca. O modelo era fabricado sobre a plataforma do Opala, inicialmente com o motor de 4.100 cc e mais tarde com o famoso 250-S. O desempenho do GTB se equiparava ao de seus concorrentes diretos, Opala e Dodge Charger. Porém, o preço era mais elevado, pois sua produção era em menor escala.

Dodge Charger R/T

Muscle Cars Brasileiros

Lançado em 1970, o Dodge Charger R/T, fabricado pela Chrysler brasileira, era um modelo derivado do famoso Dodge Dart norte-americano. Na época, era considerado um dos carros mais potentes do Brasil,  um verdadeiro Muscle Car brasileiro. Dotado de um motor V8 de 215 cavalos de potência, o Dodge Charger R/T era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 11 segundos, algo impressionante para a época.

Hoje em dia, estes carros estão supervalorizados, modelos bem conservados podem ultrapassar o valor de 100 mil reais. Não é difícil encontrá-los a venda. Na internet, em sites de venda de carros, é possível conferir alguns modelos e seus respectivos preços.


Fundador do site eTudo, aficionado por tecnologia, trabalha com internet desde 1998, desenvolvendo projetos inovadores. No eTudo, além de ser o responsável pela área de TI, atua na produção e revisão de conteúdo, priorizando a qualidade da informação acima de tudo.

Comentários através do Facebook