eTudo Bem Estar Culinária Molho Madeira

Molho Madeira - Receita, Como Fazer

Receita de Molho Madeira: Veja como fazer o Molho Madeira, uma receita simples e saborosa, que fica bem com carne vermelha.

Molho Madeira

Não sei quanto a vocês, mas quando era criança ouvia os adultos falarem em molho madeira e na minha inocência pensava: “Como assim? Vamos comer carne com molho feito de tábuas?”. Na dúvida, dizia que não gostava daquilo. Mas, a gente cresce a apura o paladar.

Este delicioso molho teria sido inventado 500 anos antes de Cristo, na Grécia. Lenda ou não, o verdadeiro é feito com vinho da Ilha da Madeira, de Portugal, o pá!

As variantes são muitas e às vezes confundidas com molho ferrugem, que no fim das contas é a mesma coisa.

Molho MadeiraHoje, o molho madeira pronto já é encontrado até mesmo em caixinhas tetrapack. Os vinhos nem sempre são os da Ilha. Aliás, quase nunca são.

Mas fazê-lo, em casa, na panela, também é tão fácil quanto abrir a tal caixinha com tesoura.

Anote aí uma das versões e tente inventar o seu próprio molho, que só vai bem mesmo com carnes vermelhas. Jamais peixes e frangos, ok?

Receita de Molho Madeira

Ingredientes:

1 colher (chá) de manteiga;
1 copo (americano) de caldo de carne (você já vai cozinhar a carne, então reserve o caldo)
1 colher (sopa) de farinha de trigo para engrossar;
1 pitada de sal e açúcar;
1 cálice de vinho do Porto ou vinho tinto de sua preferência. Prefira os mais rascantes.

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e junte o caldo de carne e a farinha.Depois, mexa bem até engrossar, mas não deixe empelotar. Acresente o açúcar e o sal.Tire do fogo e acrescente o vinho. Você pode – e deve – incrementar seu molho com champignons ou aspargos. Eles “pegam” o sabor do molho.


Editora do site eTudo, gosta de escrever sobre tudo que envolve o universo feminino. Está sempre trazendo novidades para nossas leitoras.

Comentários através do Facebook