eTudo Bem Estar Saúde Sintomas da Leucemia

Leucemia - O que é? Quais são os Sintomas?

A Leucemia se caracteriza pela grande quantidade de células brancas de forma anormal que afetam a medula óssea. Veja quais são os principais sintomas da doença.

Sintomas da Leucemia

A Leucemia é uma doença que atinge boa parte da população mundial. A doença se caracteriza pela grande quantidade de células brancas, que se desenvolvem de forma anormal e afetam a medula óssea. Quando elas atacam, consequentemente passa a diminuir consideravelmente a quantidade de células sanguíneas normais. Existem vários tipos dessa doença, em alguns casos ela pode se espalhar pelo organismo, afetando os nódulos linfáticos, sistema nervoso centra, fígado, baço, entre outros órgãos e tecidos, deixando as áreas afetadas com formato maior, ou seja, inchados.

Sintomas da Leucemia

A Leucemia causa danos a medula óssea, o que pode resultar na falta de coagulação de sangue, portanto, pessoas com leucemia passam a ter sangramento excessivo. As células brancas podem ficar suprimidas e deixam o organismo vulnerável suscetível à infecções. Os sintomas mais comuns são:

  • Anemia – causa cansaço, desânimo e falta de ar;
  • Dor nos ossos e nas articulações;
  • Febre persistente por vários dias;
  • Manchas roxas que aparecem na pele;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Perda de peso;
  • Infecções decorrentes.
Sintomas da Leucemia

O sangue fica doente e as células brancas passam a tomar conta. (imagem: reprodução)

A febre acontece por que os leucócitos estão fracos e doentes, incapazes de combater as doenças, portanto, é muito importante cuidar das febres persistentes, que ocorrem principalmente à tardinha. A febre da Leucemia não mostra a causa e pode ser alta acompanhada de calafrios. Muitas vezes, ela é confundida com alguma virose no organismo, portanto, é importante estar com os exames periódicos em dia para evitar diagnósticos errados.

Sintomas da Leucemia

É importante procurar um médico quando aparecrem os sintomas para tratar o quanto antes a doença. (Foto: Reprodução)

O aparecimento de gânglios na volta do pescoço, axilas e virilhas é um sintoma bem comum em casos de Leucemia Linfocítica Aguda. A leucemia é classificada conforme os tipos:

Leucemia Aguda – quando as células malignas se multiplicam sem controle de uma forma muito acelerada, provocando um estado agressivo da doença;

Leucemia Crônica – quando a doença evolui de forma mais lenta, sem que o paciente sinta os sintomas e com complicações que podem levar anos para aparecer.

Como fazer o diagnóstico da Leucemia

O diagnóstico da doença é detectado através do hemograma, que é indicado para avaliar as inúmeras fases da doença. Portanto, é indispensável que as pessoas façam exames periódicos, pois quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de cura.


Sou formada em Magistério e adoro escrever, depois que me tornei uma bolgueira, não consigo mais parar, é como um vício pra mim.

Comentários através do Facebook