eTudo Notícias Informações FGTS – Consulta Saldo

FGTS - Consulta Saldo / Extrato

O FGTS é um direito, um benefício de todos os trabalhadores brasileiros. Veja como Consultar o Saldo e o Extrato do FGTS Online.

FGTS – Consulta Saldo

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que é mais conhecido como FGTS, é um direito, um benefício de todos os trabalhadores brasileiros.


O benefício Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado pelo Governo Federal e já é utilizado desde 1960 por muitos trabalhadores depois que são demitidos dos seus empregos sem justa causa.

Quando o funcionário é demitido, esse benefício dá o direito do trabalhador receber um determinado valor em contas abertas na Caixa Econômica Federal. O valor costuma ser bem variado, pois varia de acordo com o salário que o trabalhador recebia.

O valor em dinheiro para ser depositado todo início de mês, enquanto trabalhava, pelo empregador na conta da Caixa Econômica, é de 8% do salário que era pago ao funcionário.

O FGTS sem dúvidas é algo muito útil hoje em dia e já tem sido uma ótima utilidade para milhões de brasileiros, há décadas.
FGTS   Consulta SaldoÉ uma renda que os brasileiros possuem para pagar as contas, usar nos gastos necessários.

É muito útil também e de grande ajuda para aquelas pessoas que desejam comprar a casa própria, pois pode ser usado o saldo acumulado do FGTS para realizar a compra ou se preferir a construção de imóveis. Pode ser usado também para casos de doença.

Além de todos esses benefícios o FGTS é também uma poupança do trabalhador. O valor vinculado é acumulado de acordo com o tempo de serviço, com acréscimo dos juros de 3% nos primeiros dois anos e depois do terceiro ano, os juros aumentam para 4%.
Esses valores só podem ser utilizados se a demissão não for por justa causa.

Como Consultar Saldo / Extrato do FGTS

Os trabalhadores brasileiros recebem em casa, pelos Correios, de dois em dois meses um extrato da conta da Caixa, com os valores atualizados.

Para os que desejam consultar o extrato e saldo do FGTS antes desse prazo de dois meses, possuem algumas opções de onde que eles podem consultar:

1 – Pela internet no portal da Caixa Econômica Federal, será preciso cadastrar uma senha.

Saldo do FGTS
https://extratofgts.caixa.gov.br/SIBNS/identifica_trab.processa?opcao=S

Extrato do FGTS - https://extratofgts.caixa.gov.br/SIBNS/identifica_trab.processa?opcao=X

2 – Caixa celular, cadastrando no portal do FGTS e depois escolhendo a opção ‘FGTS no celular’ você receberá uma mensagem de texto (SMS) informando os valores do depósito e saldo atualizado.

FGTS no Celularhttp://www.caixa.gov.br/fgts/FGTS_no_celular/index.asp

FGTS   Consulta Saldo3 – Nos caixas das agências da Caixa Econômica Federal, Postos de Atendimento Eletrônico e Salas de Autotendimento, onde será preciso utilizar o Cartão Cidadão.

Se ainda não possui o Cartão Cidadão, poderá solicitá-lo ligando para 0800-726-0101, ligação gratuita ou ir a alguma agência da Caixa com o número do PIS.

Para maiores informações acesso o site da Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/fgts/index.asp


É Editora do site eTudo, onde atua desde sua fundação. Gosta de escrever sobre os assuntos mais variados. Perfeccionista por natureza, está sempre em busca de produzir o melhor conteúdo para nossos leitores.

Comentários através do Facebook