eTudo Saúde Dietas Dieta da Proteína

Dieta da Proteína: Alimentos Permitidos e Cardápio

A Dieta da Proteína tornou-se conhecida mundialmente como Dieta Atkins, Robert Atkins foi o médico cardiologista que inventou a dieta das proteínas.

Dieta da Proteína

A Dieta da Proteína tornou-se conhecida mundialmente como dieta Atkins (nome do médico que inventou a dieta), Robert Atkins foi o médico cardiologista que desenvolveu o método e os princípios da Dieta das Proteínas.

A Dieta da Proteína já teve sua eficácia contestada por muitos especialistas, mas o fato é que a dieta da proteína realmente continua sendo popular e muitas pessoas garantem ter se beneficiado desta dieta.

O Conceito da Dieta da Proteína vai contra todo tipo de dieta existente, quando todas as outras dietas desencorajam o consumo de carnes e gorduras em geral, a dieta da proteína se baseia na alta ingestão de proteínas e gorduras em geral.

Como a Dieta da Proteína Funciona

O carboidrato é a maior fonte de combustível em nosso organismo. Ao suprimir a ingestão de carboidrato, forçamos nosso organismo a utilizar outra fonte de combustível. Na falta do carboidrato, nosso organismo passa a queimar os estoques de gordura, convertendo a gordura em energia. Este tipo de dieta é denominado como “Dieta Cetogênica” ou “Lipolítica”.

Alimentos Permitidos na Dieta da Proteína

  • Carnes: Bife, Porco, Carneiro e Bacon.
  • Peixes: Atum, Salmão, Linguado,Truta,Solha.
  • Aves: Frango, Peru, Pato, Ganso.
  • Crustáceos: Ostras, Mexilhão,Camarão, Mariscos, Lagosta.
  • Ovos: Ovos de todos os tipos.
  • Queijos: Todos os queijos curados e frescos, de leite de cabra ou vaca. Evite queijos de dieta, pastosos ou feitos de soro de leite e todos os produtos que imitam queijo.

Verduras Para Salada:

Abacate, Abobrinha, Abóbora, Abóbora-espaguete, Abóbora-moranga, Acelga,alecrim, Alface romana, Alho-poró, Azedinha, Azeitonas, Aspargo, Berinjela, Bokchoy, Broto de bambu, Brotos de alfafa, Brotos de feijão, Brócolis, Castanha-d’água, Cebola, Cebolinha, Cebolinha verde, Chicória, Christophene, Chucrute, coentro, Cogumelos, Couve, Couve- flor, Couve-rábano, endro tomilho, Endívia, Erva-moura, Ervas para salada, Escarola, Espinafre, Feijão-verde, Folhas de beterraba, Folhas de dente-de-leão, Funcho, jicama, lface, Mache, manjericão, Nabo, orégano, Pepino, Pimentas, Posse Pied, Quiabo, Rabanete, Radicchio, Raiz de aipo, Repolho, Ruibarbo, Rúcula, Salsa, Tomate, Vagem de ervilha de neve.

Sugestão de Cardápio: Dieta da Proteína

  • Café da manhã: Omelete de presunto, queijo e cogumelos, ou bacon com ovos mexidos.
  • Almoço: Salada do chef, com presunto, frango, queijo e ovos cozidos numa cama de folhas verdes, coberta com tempero cremoso de alho ou meio frango grelhado com salada.
  • Jantar: Salmão, frango assado ou filé mignon e uma salada como acompanhamento.

Este é um exemplo de cardápio com base nos alimentos permitidos. Se você deseja fazer a Dieta da Proteína, consulte um nutricionista. Desta forma, ele poderá elaborar um cardápio personalizado para cada dia da semana.


Fundador do site eTudo, aficionado por tecnologia, trabalha com internet desde 1998, desenvolvendo projetos inovadores. No eTudo, além de ser o responsável pela área de TI, atua na produção e revisão de conteúdo, priorizando a qualidade da informação acima de tudo.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Comentários através do Facebook