eTudo Saúde Dietas Dieta da Proteína

Dieta da Proteína: Alimentos Permitidos e Cardápio

A Dieta da Proteína tornou-se conhecida mundialmente como Dieta Atkins, Robert Atkins foi o médico cardiologista que inventou a dieta das proteínas.

Dieta da Proteína

A Dieta da Proteína tornou-se conhecida mundialmente como dieta Atkins (nome do médico que inventou a dieta), Robert Atkins foi o médico cardiologista que desenvolveu o método e os princípios da Dieta das Proteínas.

A Dieta da Proteína já teve sua eficácia contestada por muitos especialistas, mas o fato é que a dieta da proteína realmente continua sendo popular e muitas pessoas garantem ter se beneficiado desta dieta.

O Conceito da Dieta da Proteína vai contra todo tipo de dieta existente, quando todas as outras dietas desencorajam o consumo de carnes e gorduras em geral, a dieta da proteína se baseia na alta ingestão de proteínas e gorduras em geral.

Como a Dieta da Proteína Funciona

O carboidrato é a maior fonte de combustível em nosso organismo. Ao suprimir a ingestão de carboidrato, forçamos nosso organismo a utilizar outra fonte de combustível. Na falta do carboidrato, nosso organismo passa a queimar os estoques de gordura, convertendo a gordura em energia. Este tipo de dieta é denominado como “Dieta Cetogênica” ou “Lipolítica”.

Alimentos Permitidos na Dieta da Proteína

  • Carnes: Bife, Porco, Carneiro e Bacon.
  • Peixes: Atum, Salmão, Linguado,Truta,Solha.
  • Aves: Frango, Peru, Pato, Ganso.
  • Crustáceos: Ostras, Mexilhão,Camarão, Mariscos, Lagosta.
  • Ovos: Ovos de todos os tipos.
  • Queijos: Todos os queijos curados e frescos, de leite de cabra ou vaca. Evite queijos de dieta, pastosos ou feitos de soro de leite e todos os produtos que imitam queijo.

Verduras Para Salada:

Abacate, Abobrinha, Abóbora, Abóbora-espaguete, Abóbora-moranga, Acelga,alecrim, Alface romana, Alho-poró, Azedinha, Azeitonas, Aspargo, Berinjela, Bokchoy, Broto de bambu, Brotos de alfafa, Brotos de feijão, Brócolis, Castanha-d’água, Cebola, Cebolinha, Cebolinha verde, Chicória, Christophene, Chucrute, coentro, Cogumelos, Couve, Couve- flor, Couve-rábano, endro tomilho, Endívia, Erva-moura, Ervas para salada, Escarola, Espinafre, Feijão-verde, Folhas de beterraba, Folhas de dente-de-leão, Funcho, jicama, lface, Mache, manjericão, Nabo, orégano, Pepino, Pimentas, Posse Pied, Quiabo, Rabanete, Radicchio, Raiz de aipo, Repolho, Ruibarbo, Rúcula, Salsa, Tomate, Vagem de ervilha de neve.

Sugestão de Cardápio: Dieta da Proteína

  • Café da manhã: Omelete de presunto, queijo e cogumelos, ou bacon com ovos mexidos.
  • Almoço: Salada do chef, com presunto, frango, queijo e ovos cozidos numa cama de folhas verdes, coberta com tempero cremoso de alho ou meio frango grelhado com salada.
  • Jantar: Salmão, frango assado ou filé mignon e uma salada como acompanhamento.

Este é um exemplo de cardápio com base nos alimentos permitidos. Se você deseja fazer a Dieta da Proteína, consulte um nutricionista. Desta forma, ele poderá elaborar um cardápio personalizado para cada dia da semana.


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Comentários através do Facebook