eTudo Bem Estar Casa e Decoração Decoração de Apartamento Pequeno

Decoração de Apartamento Pequeno - Fotos, Dicas

Não deixe a falta de espaço prejudicar sua decoração. Com algumas dicas é possível otimizar os espaços de um Apartamento Pequeno e torná-lo funcional e aconchegante.

Decoração de Apartamento Pequeno

Você finalmente encontrou o apartamento dos seus sonhos, mas desconfia que suas coisas não vão caber ali. Quem viaja muito ao exterior alugando apartamentos fica pasmo ao ver como os proprietários conseguem fazer tantas coisas em pouquíssimos metros quadrados.

Numa ocasião em Paris, um apartamento de apenas 36m2 chamou a atenção. Um banheiro grande como suíte de um quarto de casal com lareira, armário embutido, cama de casal, mesas de cabeceira, mesa para leitura, cadeiras, cabideiro. Um corredor, a cozinha americana superequipada até com máquina de lavar, sala dividida em sala de jantar e estar, com um belo sofá cama, duas cômodas e um armarinho embutido com várias prateleiras. Como conseguem?

Simplesmente encontrar e aproveitar espaços não é para qualquer um. Mas com um bom arquiteto e boas idéias é fácil expandir o seu lar. Primeiro é bom treinar o desapego. Se está indo para um lar menor, que tal doar ou vender o que não poderá servir no espaço que se tem? Dá dor no coração? Dá, mas depois você pensa que tudo foi por uma causa nobre.

Decoração de Apartamento Pequeno

A primeira coisa a se pensar ao decorar um apartamento pequeno é a funcionalidade. Num apartamento de pouco espaço, com aproximadamente 40 m2 é possível ter uma boa cozinha e área de serviço, sala ampla, um bom quarto e banheiro. Os apartamentos, inclusive os de planta, já são construídos em exígua metragem. Três quartos, por exemplo, às vezes ocupam pouco mais de 55m2.

O charme de um apêzinho pequeno fica por conta da cara que você pode dar a ele. Abuse do que puder ser embutido, nichos, afinal paredes estão lá para serem usadas. Tudo muito bem planejado para que não haja cantos ociosos. Sua sala é pequena e sua TV gigante? Pendura na parede e tenha um rack baixinho para colocar enfeites e controles remotos , o som, o DVD e o conversor de TV a cabo. Ah, mas tenho uma coleção gigantesca de CDs e DVDs… Exponha-os em prateleiras bonitas igualmente pregadas na parede, em caixotes de maçã, hoje também pregados à parede e muito utilizados na decoração.

Decoração de Apartamento Pequeno

Puxa, já não tenho mais lugar para o PC. Venda ou guarde e compre um notebook. No começo é estranho, mas depois você se acostuma e o bom é que pode guardá-lo e usá-lo em qualquer lugar.

Se falta espaço e sobram visitas, que tal pensar num sofá-cama aconchegante? Ou um desses retráteis que formam uma belíssima cama. No mais, se não houver onde guardar colchonetes desista deles e compre um daqueles que você enche com uma bombinha e depois de usado é só esvaziar e guardar de novo.

Decoração de Apartamento Pequeno

Praticidade é tudo! Na foto acima temos uma sala, e na foto abaixo, a mesma sala, se transforma num quarto de casal.

Decoração de Apartamento Pequeno

Tenha paredes coloridas que quebram a monocromia e a monotonia. Opte sempre por uma cor mais exagerada na parede que você não vai ficar olhando o tempo todo. Lembre-se, verdes e azuis apaziguam, vermelhos, laranjas e amarelos dão fome e energizam. Por isso estão usando tanto o cenoura, laranja e mamão nas cozinhas. Até nome de comida têm…

No quarto, se tiver como investir, compre uma cama box baú. Ela pode guardar seus pertences que não são tão usados como cobertores e edredons, toalhas de mesa que só figuram em grandes ocasiões. O quarto também precisa de prateleiras para livros. Isso no caso de apenas um quarto. Tenha um bom armário, que caiba todas as suas peças de roupas e no caso de sapatos, tenha uma sapateira, nem que ela fique na área de serviço. Para que tudo caiba, compre sacos que embalam à vácuo. Você vai ver a economia que é de espaço.

Decoração de Apartamento Pequeno

Para banheiro e cozinha tudo vai depender do tamanho. Se você adquiriu um apê antigo e ele ainda tem bidê, arranque. Aquilo no máximo será usado para colocar revistas e roupas suja e isso não é legal. Sem o bidê você ganha um espaço bacana para colocar um nicho e até um gaveteiro. Nas paredes recorra aos toalheiros feitos de inox. Você já deixa ali pelo menos dois jogos de toalhas e o resto guarda naquele baú que falamos.

Decoração de Apartamento Pequeno

Na cozinha opte por aquela mesinha que fixada à parede sobe e desce de acordo com a utilização. É uma mão na roda. Na cozinha, tudo no aéreo também, desde que não acabe com sua iluminação. Se não tem espaço para uma mesa de jantar, pode optar por uma simples de dois lugares, com cadeiras que se acoplam à mesa, ou daquelas de bistrô, e compre mesinhas de apoio que podem ficar guardadinhas ao lado da geladeira. Chegou visita elas são armadas.

Não fique grilado com o espaço que você não tem, mas aproveite o espaço que tiver da melhor maneira possível. Boa sorte.


Editora do site eTudo, gosta de escrever sobre tudo que envolve o universo feminino. Está sempre trazendo novidades para nossas leitoras.

Comentários através do Facebook