eTudo Bem Estar Saúde Colesterol Alto – O que fazer?

Colesterol Alto – O que fazer para reduzir os níveis do LDL

Saiba o que fazer para reduzir os níveis do Colesterol Ruim, também conhecido como Colesterol LDL.

Colesterol Alto – O que fazer?

O Colesterol LDL, também conhecido como “Colesterol Ruim”, é um grande vilão quando se trata da saúde de nosso coração, pois seus níveis elevados são considerados fatores de risco, no caso das doenças cardíacas.

Se você acaba de descobrir que seus níveis do LDL estão elevados, não entre em pânico, pois é possível reduzi-los com algumas mudanças de hábito ou com medicamentos. Em ambos os casos, é recomendável consultar seu médico pessoal.

Níveis do Colesterol LDL

Em seu hemograma, você pode conferir a tabela que indica os níveis do Colesterol LDL. O valor ideal é abaixo de 100 mg/dL, mas um pouco acima disso, não é motivo para se preocupar, mas se estiver entre 130 e 159 já são considerados limítrofes, ou seja, está chegando ao limite aceitável. Acima de 160mg/dL será considerado colesterol alto, e muito alto se estiver acima de 190mg/dL.

ClassificaçãoColesterolLDLHDL
AltoAcima de 240Acima de 160Quanto maior o nível melhor
LimítrofeDe 200 a 239De 130 a 159Quanto maior o nível melhor
DesejávelAbaixo de 200Abaixo de 130Acima de 40

Como reduzir os níveis do Colesterol LDL

Colesterol Alto   O que fazer?Se for o caso, o médico poderá lhe indicar algum medicamento, mas na maioria das vezes, o problema pode ser solucionado com uma dieta e a prática de atividades físicas, visando à perda de peso, pois ao emagrecer, você reduz os níveis do colesterol ruim. Ao perder ao menos 5% do seu peso corporal, já terá uma boa redução nos níveis do LDL.

A prática de atividades físicas é muito importante, pois, além de ajudar a diminuir os níveis do LDL, ajuda a aumentar os níveis do HDL “Colesterol Bom”. Se você pegar o exame de sangue de um atleta, verá que seu HDL é altíssimo. Pode ter certeza que isso se deve a prática de atividade física regular.

Vale lembrar que deve ser evitado o consumo de álcool e, no caso dos fumantes, deve-se parar de fumar, pois o álcool e o tabagismo são grandes vilões no aumento dos níveis do LDL.

Curiosidades sobre o HDL (Colesterol Bom)

Em relação ao HDL, Colesterol Bom, estudos apontam que o resveratrol, polifenol encontrado nas uvas, ajuda a aumentar o HDL. O resveratrol também está presente no Vinho Tinto, com isso, nem todo consumo de bebida alcoólica é prejudicial. Algumas pesquisas indicam que o consumo moderado de vinho tinto ajuda a aumentar o colesterol bom e diminuir um pouco os níveis do ruim. Mas vamos com calma, não é por ler isso que você vai começar a beber vinho desesperadamente. O suco de uva integral traz o mesmo efeito benéfico.

Mudanças na Alimentação

Antes mesmo de procurar seu médico, você já pode ir fazendo algumas mudanças na sua alimentação. Veja algumas dicas!

  • Evitar fritura, alimentos gordurosos e doces.
  • Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra.
  • Diminuir o consumo de carne vermelha e dar preferência aos grelhados.
  • Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes.
  • Ingerir uma colher de aveia por dia.

São apenas algumas dicas, lembre-se de procurar seu médico, pois apenas ele poderá indicar uma alimentação balanceada e, se for o caso, indicar algum remédio para reduzir o colesterol.


Fundador do site eTudo, aficionado por tecnologia, trabalha com internet desde 1998, desenvolvendo projetos inovadores. No eTudo, além de ser o responsável pela área de TI, atua na produção e revisão de conteúdo, priorizando a qualidade da informação acima de tudo.

Comentários através do Facebook