eTudo Bem Estar Saúde Cirurgia Bariátrica pelo SUS

Cirurgia Bariátrica pelo SUS

Saiba como fazer para conseguir a realização da Cirurgia Bariátrica Gratuita, através do SUS, Sistema Único de Saúde.

Cirurgia Bariátrica pelo SUS

A Cirurgia Bariátrica, também conhecida pela população como cirurgia de redução do estômago e cirurgia da obesidade, há alguns anos tem sido cada vez mais feita aqui no Brasil e já aumentou  em 90% o número de pessoas que fizeram. Atualmente, desde o dia 20 de Março de 2013, uma nova regulamentação alterou a idade mínima para ser realizada a cirurgia, passou para 16 anos, anteriormente, só poderia ser feita a partir dos 18 anos. Ainda, de acordo com a nova regulamentação, não há mais uma idade máxima para que a pessoa possa realizar a cirurgia, que antes só poderia ser feita em pacientes com idade até 65 anos.

Cirurgia Bariátrica – Indicação

Essa cirurgia é indicada para pessoas que possuem o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40 ou de 35 para as pessoas que tiverem problemas como colesterol alto, hipertensão arterial e diabetes, pois esses problemas se agravam com o aumento do peso.

Vale lembrar que, a cirurgia bariátrica, não é um método de emagrecimento e só é realizada quando a pessoa corre risco de vida por conta do excesso de peso, como nos casos de obesidade mórbida, por exemplo. A pessoa tem que ser decidida e disposta a mudar, pois após a cirurgia terá que mudar todos os hábitos alimentares, porque diminuirá o tamanho do estômago drasticamente e terá que seguir várias regras para que não cause problemas no pós-operatório.

Cirurgia Bariátrica pelo SUS

O IMC elevado representa um fator de risco. Nestes casos, a cirurgia é recomendada.

Este tipo de cirurgia deve ser considerada a última opção para ser recorrida por quem que não consegue emagrecer com dietas e nem com exercícios físicos. Antes de ser realizada, a pessoa precisa tentar perder peso com uma alimentação saudável e exercícios por no mínimo dois anos e se não conseguir eliminar os quilos durante esse tempo, o médico que irá avaliar o IMC e dizer se a pessoa poderá fazer.

Cirurgia Bariátrica pelo SUS

Ilustração do procedimento da cirurgia de redução de estômago.

Cirurgia Bariátrica Pelo SUS – Como Conseguir?

O preço da cirurgia bariátrica é alto, podendo ser a partir de 5 mil até 20 mil reais, e como os casos de obesidade mórbida têm aumentado no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza a opção de fazer gratuitamente em 18 estados brasileiros.

Para conseguir realizar a Cirurgia Bariátrica Pelo SUS, é preciso que a pessoa seja indicada para fazer a cirurgia por uma das unidades que são vinculadas ao SUS. E depois disso, é preciso ir a um dos 73 centros nacionais de referência para cirurgia bariátrica e passar pelos procedimentos de avaliação psicoterápicos e clínicos. Após ter sido diagnosticado que poderá fazer, é preciso esperar, pois há muitas pessoas na fila de espera do SUS, aguardando sua vez de realizar a cirurgia.

Mas com a preocupação do Governo com os casos de obesidade mórbida, isso deve mudar, e o número de cirurgias realizadas por mês deverá ser bem maior e o atendimento poderá ser agilizado. Além disso, os casos considerados mais grave tem prioridade de atendimento.


É Editora do site eTudo, onde atua desde sua fundação. Gosta de escrever sobre os assuntos mais variados. Perfeccionista por natureza, está sempre em busca de produzir o melhor conteúdo para nossos leitores.

Comentários através do Facebook