eTudo Notícias Carros Carros Rebaixados são liberados no Brasil

Carros Rebaixados são liberados no Brasil

Contran libera Carros Rebaixados no Brasil, veja o que muda com a nova resolução, publicada em 26 de março de 2014.

Carros Rebaixados são liberados no Brasil

É isso mesmo, os carros rebaixados foram liberados em todo o Brasil. Agora, os amantes do tuning vão poder rebaixar a suspensão de seus carros sem cometer nenhuma infração, desde que o veiculo rebaixado esteja de acordo com as normas da resolução Nº 479 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN , publicada no dia 26 de março de 2014, no Diário Oficial.

Carros Rebaixados Liberados no Brasil – O que diz a resolução ?

Com a nova resolução do CONTRAN, os carros de passeio, que tenham peso bruto total de até 3.500 kg, poderão sofrer alterações no sistema de suspensão, desde que  a alteração cumpra os limites exigidos na resolução do CONTRAN nº 479. De acordo com a nova resolução que libera os carros rebaixados no Brasil, o veículo que for rebaixado poderá utilizar sistema fixo ou regulável de suspensão.  A suspensão regulável é aquela com sistema a ar, utilizada em carros tunados conhecidos como “Lowriders”.

A suspensão regulável a ar também foi liberada. (Foto: Divulgação)

A suspensão regulável a ar também foi liberada. (Foto: Divulgação)

A resolução também limita a altura mínima permitida para circulação. Para estarem de acordo com a lei, os veículos rebaixados deverão ter altura maior ou igual a 10 centímetros entre o solo e a parte mais baixa da carroceria ou do chassi do veículo, conforme mostrado na imagem abaixo.

Resolução limita altura mínima permitida nos carros rebaixados. (Foto: Reprodução)

Resolução limita altura mínima permitida nos carros rebaixados. (Foto: Reprodução)

Ainda de acordo com a nova resolução do CONTRAN, os carros rebaixados deverão passar por inspeção do DETRAN e a alteração passará a constar no “Certificado de Registro de Veiculo” e no “Certificado de Registro e Licenciamento”. Além das exigências mencionadas acima, na inspeção será realizado um teste de esterçamento no veículo. Para ser aprovado neste teste, o conjunto de rodas e pneus do veículo vistoriado, não poderá encostar em nenhuma parte da lataria do veículo.

As novas normas já estão em vigor em todo o Brasil desde a data da publicação do documento no Diário Oficial. Sendo assim, agora é fato, os carros rebaixados já estão liberados em todo o Brasil. Se você é dono de um carro com suspensão rebaixada, informe-se sobre o processo de regularização, no Detran mais próximo de você. Para maiores informações, confira a resolução Nº 479 do CONTRAN na íntegra.


Comentários através do Facebook