eTudo Bem Estar Culinária Canjica – Receita

Canjica - Receita de Festa Junina

Confira a Receita de Canjica, o doce que é típico e indispensável nas festas juninas.

Canjica – Receita

A canjica é um dos doces que são típicos na culinária do Brasil. É um doce que é muito típico e tradicional das festas juninas, nessas épocas das festas julinas e festas juninas a canjica é bem mais consumida e procurada pelas pessoas, porém o doce é consumido o ano todo.

Em alguns locais a canjica é conhecida como mingau de milho branco, curau, canjiquinha, e papa de milho. E a palavra canjica veio do banto (kanjica), um grupo étnico que foi originado na África.

Na região Nordeste a canjica é muito consumida, principalmente em épocas de festa junina, é um dos pratos que além de típicos são indispensáveis. É mais comum comer a canjica gelada, mas alguns preferem consumir fria, ou seja, temperatura ambiente ou quente.

A origem da canjica é algo que não se tem uma certeza, uns falam que é do Brasil, por causa do milho ser de origem sul americana, outros falam que é de origem africana e veio para o país junto com os escravos e outros dizem que é da Índia (Goa), que foi importada quando havia o comércio entre a Índia e Portugal.

Receita de Canjica Doce

Ingredientes

  • 500g de canjica
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado ou 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 unidades de canela em pau
  • 5 cravos da índia
  • Canela em pó para polvilhar
  • Canela em pau para decorar (opcional)

Modo de preparo

  1. Lave bem a canjica e deixe de molho por 12 horas, pode deixar de noite e fazer a canjica durante o dia.
  2. Depois das 12 horas, retire a água, coloque a canjica e mais água em uma panela e leve para cozinhar em fogo médio até que a canjica fique bem macia.
  3. Quando a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite condensado ou o açúcar, a canela em pau e os cravos e deixe ferver por mais ou menos 20 minutos. É preciso ferver até ficar com uma consistência cremosa.
  4. Espere esfriar e coloque em uma vasilha ou várias porções e polvilhe a canela por cima.
  5. Se quiser poderá acrescentar amendoim durante o cozimento para dar mais sabor e raspas de chocolate ou coco ralado por cima para enfeitar.

Comentários através do Facebook