eTudo Bem Estar Saúde Calcanhar de Maracujá

Calcanhar de Maracujá: O que é? Causas e Tratamento (Com Fotos)

Saiba o que é Calcanhar de Maracujá, uma doença causada pela mosca varejeira.

Calcanhar de Maracujá

A Miíase ou Calcanhar de Maracujá, como é popularmente conhecida, é uma doença causada pela larva da mosca varejeira, que deposita seus ovos em uma ferida que esteja aberta e, com isso, as larvas da mosca varejeira se desenvolvem por baixo do tecido cutâneo e passam a se alimentar dele.

A doença ficou conhecida como Calcanhar de Maracujá por conta das larvas da Mosca Varejeira, que se assemelham com o caroço da fruta Maracujá e foram utilizadas para remover o tecido necrosado de uma ferida de mais de cinco centímetros, no calcanhar de uma americana. A imagem do calcanhar aberto com mais de 600 larvas dentro dele, ficou parecendo um Maracujá cortado ao meio.

Áreas afetadas pelo Calcanhar de Maracujá

Apesar do nome, a doença não ocorre apenas no calcanhar. A mosca pode depositar seus ovos em qualquer parte do corpo humano, contanto que haja uma ferida aberta, onde ela possa depositar seus ovos para que as larvas se desenvolvam alimentando-se do tecido cutâneo.

Tratamento para o Calcanhar de Maracujá

O tratamento consiste na retirada das larvas da mosca varejeira do local afetado. O procedimento é feito utilizando uma pinça para retirar larva por larva. Complementando o tratamento, o médico poderá receitar alguma pomada antibiótica para aplicação tópica ou um antibiótico administrado via oral.

[colored_box color="red"]A galeria a seguir tem fotos da doença Calcanhar de Maracujá. Se você é do tipo que se impressiona facilmente, recomendamos não avançar o slide para as próximas fotos, pois as imagens são fortes.[/colored_box]

Galeria de Fotos: Calcanhar de Maracujá

 


Fundador do site eTudo, aficionado por tecnologia, trabalha com internet desde 1998, desenvolvendo projetos inovadores. No eTudo, além de ser o responsável pela área de TI, atua na produção e revisão de conteúdo, priorizando a qualidade da informação acima de tudo.

Comentários através do Facebook