eTudo Bem Estar Culinária Bolo de Caneca – Microondas

Bolo de Caneca de Microondas - Receita de Chocolate

Confira a Receita de Bolo de Caneca que poderá ser feito em apenas três minutos no Microondas. Uma receita prática e deliciosa!

Bolo de Caneca – Microondas

O Bolo de Caneca tem origem inglesa, foi originado na Inglaterra e lá é chamado de fairy cake, palavras inglesas que traduzindo para o nosso idioma significa bolo das fadas.


Esse pequeno bolinho é muito conhecido e foi ficando cada vez mais famoso e hoje em dia possui algumas versões, sabores, decorações diferentes e temáticas. No início do século XIX esses bolinhos chegaram aos Estados Unidos e lá o nome foi mudado para cupcake. Esse nome foi dado pela forma que eram medidos os ingredientes, em xícaras que no idioma inglês é cups.

O bolo de caneca, cupcake ou até mesmo bolo de xícara como ele também é conhecido, pois também pode ser feito em xícaras, agradou as pessoas facilmente e rapidamente pela facilidade em prepará-lo, a rapidez e praticidade de não necessitar de batedeira, liquidificador e é assado na própria caneca, onde foram misturados os ingredientes, não necessitando de muito tempo para lavar os utensílios, formas e vasilhas.
Outra vantagem e novidade que agradou muito as pessoas é a possibilidade dos bolinhos já serem feitos e consumidos em porções individuais.

Os bolos de caneca podem ser consumidos com ou ser cobertura, pode-se fazer uma decoração com granulado de chocolate, coloridos, coco, raspas de chocolate ou qualquer outra opção de confeitos de decoração para bolos e doces.

Receita de Bolo de Caneca de Microondas

Bolo de Caneca   Microondas

Ingredientes do bolo

  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 1 caneca com capacidade para 300ml (10cm de altura e 8cm de largura).

Ingredientes da calda

  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 ou 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1 colher (chá) de manteiga

Modo de fazer o bolo

  1. Coloque em uma caneca o ovo e com um garfo bata bem até misturar a clara e a gema.
  2. Coloque o açúcar, leite, óleo e o chocolate e bata até misturar bem.
  3. Nessa mistura acrescente a farinha e por último, depois da farinha bem misturada, coloque o fermento e não mexa muito, apenas misture.
  4. Coloque a caneca no forno microondas e deixe por 3 minutos na potencia máxima.

Modo de fazer a calda

  1. Em uma vasilha que possa colocar no microondas misture o chocolate em pó com o açúcar, coloque o leite e mexa bem para misturar.
  2. Acrescente a manteiga e deixe no microondas na potência máxima por 30 segundos.

Dicas:
A calda é para ser colocada por cima bolo ainda quente.
O bolo pode ser servido na caneca, se quiser desenformar, unte a caneca com margarina, farinha de trigo e depois coloque a massa.


Comentários através do Facebook