eTudo Casa e Decoração Aparelhos domésticos Ar Condicionado Portátil Funciona ?

Ar Condicionado Portátil Funciona ?

Conheça as vantagens e desvantagens do aparelho de Ar Condicionado Portátil. Será que ele é a solução ideal para você?

Ar Condicionado Portátil Funciona ?

Com a proximidade do verão, a vontade de comprar um Ar Condicionado só aumenta. Afinal, ninguém que sofrer com o calor de mais de 40º graus, típico da maioria das cidades brasileiras, não é mesmo? Com isso, o consumidor se depara com uma grande oferta de produtos e surge a dúvida em relação ao tipo e modelo de aparelho que melhor se enquadra as suas necessidades.

Nos dias de hoje, existem no mercado três tipos distintos de condicionadores de ar: O modelo tradicional é o Ar Condicionado de Janela, que apresenta um excelente custo benefício. Temos também o Ar Condicionado Split, que é bem econômico e tem um excelente desempenho, porém, o preço da instalação é bem salgado. E por fim, temos o Ar Condicionado Portátil, que tem um excelente preço, não possui custo de instalação e tem a vantagem de ser portátil, podendo ser levado para onde você quiser. Em tese, a possibilidade de levar o condicionador de ar para qualquer lugar é uma ideia atraente, porém, na realidade não é bem assim que a coisa funciona.

Ar Condicionado Portátil – Vantagens e Desvantagens

Como você deve saber, a capacidade de refrigeração de qualquer aparelho de ar condicionado está relacionada aos BTUs do aparelho e o tamanho do local a ser refrigerado. Partindo deste princípio, um aparelho portátil com capacidade de 9000 BTUs só é eficiente em uma área de até 12 metros quadrados. Ou seja, você pode até levar seu aparelho de ar condicionado portátil de 9000 BTUs para onde quiser, mas se a área for maior que os 12 m2, não vamos ter uma boa refrigeração. Por tanto, se a ideia é usar o aparelho em todos os cômodos de sua residência, o recomendado é comprar um aparelho com BTUs suficientes para refrigerar o maior cômodo da casa.

Ar Condicionado Portátil Funciona ?

Mangueira e adaptador de janela. (Foto: Divulgação)

Outro ponto importante é que, o aparelho só pode ser utilizado próximo de janelas, pois é necessário acoplar a mangueira na janela para que ele funcione corretamente, fazendo a troca de calor. Além disso, é necessário que a acoplagem da mangueira na janela tenha uma boa vedação, para proporcionar um bom desempenho do aparelho.  Geralmente, os modelos portáteis possuem um adaptador para acoplar a mangueira na janela. Ele é tipo uma régua e possui regulagem de altura.

Além das limitações mencionadas acima, geralmente, os modelos de ar condicionado portátil não possui dreno, e a água originada pela condensação é armazenada em um reservatório, que deve ser esvaziado sempre que chegar ao limite máximo.

A maioria dos modelos possui a função de desligamento automático quando o limite máximo é alcançado para evitar riscos de alagamento. Mas, mesmo assim, isso é um inconveniente, pois não é nada legal o ar condicionado desligar sozinho durante a madrugada e você ter que levantar para esvaziar o reservatório de água para poder voltar a dormir no ambiente refrigerado.

Se você está pensando em comprar um Ar Condicionado Portátil, pode comprar tranquilamente, pois ele funciona muito bem. Mas lembre-se, é importante levar em consideração os pontos levantados neste artigo. Ele funciona, mas possui limitações, pense bem antes de comprar.


Fundador do site eTudo, aficionado por tecnologia, trabalha com internet desde 1998, desenvolvendo projetos inovadores. No eTudo, além de ser o responsável pela área de TI, atua na produção e revisão de conteúdo, priorizando a qualidade da informação acima de tudo.

Comentários através do Facebook